Chamada Verificada: nova função do Google promete bloquear ligações chatas

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 16/09/2020 às 9:28
Dados vão aparecer na tela e o usuário poderá decidir se atende ou não, o que permitiria bloquear ligações de telemarketing
Dados vão aparecer na tela e o usuário poderá decidir se atende ou não, o que permitiria bloquear ligações de telemarketing FOTO: Dados vão aparecer na tela e o usuário poderá decidir se atende ou não, o que permitiria bloquear ligações de telemarketing

Uma nova função lançada pelo Google para celulares Android promete bloquear chamadas classificadas como spam e reduzir o incômodo das ligações chatas.

Com a tecnologia de Chamada Verificada, as empresas que entrarem em contato com clientes deverão se identificar e informar o motivo da ligação.

De acordo com informações do blog TechTudo, os dados vão aparecer na tela e o usuário poderá decidir se atende ou não, o que permitiria bloquear ligações de telemarketing.

A gigante da tecnologia já havia divulgado que iria testar o recurso no Brasil, mas até então a ferramenta não havia chegado ao público.

Os celulares da linha Google Pixel e modelos equipados com o Android One, como alguns da Nokia, já vem com o aplicativo nas configurações de fábrica. Aqueles que não possuem o app poderão baixá-lo pela Google Play Store.

Implementação gradativa

A função está sendo implementada gradativamente tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, México, Espanha e Índia. Em breve outros países também poderão fazer o uso dessa ferramenta.

A previsão é de que a maior parte dos modelos com sistema Android a partir da versão 9 (Pie) possam usufruir da funcionalidade, o que inclui produtos das marcas Samsung e LG.

A página de suporte do Google explica que as chamadas verificadas funcionam a partir do registro de informações por parte das empresas.

À medida que uma empresa realiza a conexão e fornece os dados, as chamadas passam a ser certificadas com um selo especial.

Além disso, elementos como o nome, a marca e o motivo da ligação serão informados ao usuário que receber a chamada.

As tentativas de comunicação frequentemente rejeitadas por serem interpretadas como spam estavam dificultando o contato das empresas com alguns destinatários, justamente por não serem reconhecidas e não terem como informar o motivo daquela ligação.

O Google afirma que os testes feitos até aqui comprovaram benefício para os negócios que aderiram à tecnologia.