Facebook Campus: nova rede social foca em estudantes universitários

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 11/09/2020 às 11:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

O  Facebook lançou nesta quinta-feira (10), o Facebook Campus, uma nova rede social com foco em estudantes universitários. A ideia é que alunos possam utilizar a plataforma para interagir com colegas da mesma instituição, trocando informações sobre disciplinas, assuntos administrativos e até mesmo a respeito de eventos próximos ao campus. Por enquanto, a nova rede social do Facebook está disponível apenas nos Estados Unidos.

A expectativa é de que a ferramenta seja ainda mais útil devido à pandemia da covid-19, que impulsionou a adoção do ensino remoto nos últimos meses. De acordo com a gerente de produto Facebook Campus, Chermaine Hung, o objetivo é promover e manter relacionamentos com facilidade, mesmo à distância.“Com a COVID-19, vemos que muitos alunos não retornarão ao campus no outono [do hemisfério norte]. Agora, as aulas estão sendo realizadas online e os alunos estão tentando reagir a essa nova normalidade de como é se conectar a clubes e organizações que você gosta, quando não estão juntos ”, explica Hung.Campus Feed screenshots

Como funciona o Facebook Campus?

O Facebook Campus é uma seção dedicada do aplicativo do Facebook projetada para alunos, com um perfil Campus diferente de seu perfil principal do Facebook. Para criar um perfil no Campus, todos os alunos precisam do e-mail da faculdade e do ano de formatura. Outras informações, como especialização, classe, cidade natal e menor, são opcionais. Depois que um perfil Campus é configurado, os alunos podem descobrir grupos e eventos exclusivos de sua escola e se conectar com colegas que compartilham interesses semelhantes. Quando o conteúdo é compartilhado no Campus, apenas as pessoas dentro do Campus o verão.

Características principais

  • Feed de notícias apenas para o campus: o campus é um espaço verificado por e-mail da faculdade, projetado para que os alunos recebam atualizações de colegas de classe, grupos e eventos em um feed específico da faculdade. Os alunos podem criar grupos de estudo, planejar shows virtuais ou pedir conselhos com grupos e eventos exclusivos da faculdade.
  • Diretório do campus: College é sobre encontrar seu pessoal, então criamos um diretório de colegas de classe para tornar mais fácil encontrar e conhecer novas pessoas. Como nos primeiros dias, quando o Facebook era uma rede exclusiva para universidades, os alunos podem encontrar colegas por classe, especialização, ano e muito mais.
  • Novas formas de bater papo: Os bate- papos universitários são salas de bate-papo em tempo real. Os alunos podem criar salas de bate-papo para seus dormitórios, clubes ou quaisquer outros grupos dos quais façam parte no Campus.