Apple pode lançar MacBook de 12 polegadas com menos de 1 kg e chip ARM

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 01/09/2020 às 7:37
Foto: Don Emmert / AFP
Foto: Don Emmert / AFP FOTO: Foto: Don Emmert / AFP

A Apple deve lançar um MacBook Air de 12 polegadas com uma possível novidade: será o primeiro notebook com processador ARM. Rumores apontam ainda que o laptop de menos de 1 kg será o primeiro produto da empresa da maçã com o chip próprio da fabricante “Apple Silicon”, deixando de usar chips da Intel em alguns de seus dispositivos para melhorar a eficiência energética dos eletrônicos.

MacBook Pro de 13 polegadas também pode receber versão com novo chip ARM da Apple — Foto: Divulgação/Apple Foto: Divulgação/Apple

E as especulações continuam. Parece que o novo MacBook trará um processador A14X que tem o codinome “Tonga” e é fabricado pela TSMC em 5 nanômetros. Os chips terão 12 núcleos, sendo oito núcleos de alto desempenho. A ideia é que os novos MacBooks possam oferecer uma autonomia entre 15 e 20 horas longe das tomadas, o que supera a bateria que dura cerca de 10 horas dos MacBooks de 13,3 lançados em 2020.

Embora não se saiba o nível de desempenho dos processadores ARM, espera-se que sejam superiores aos do Intel. Além desse MacBook, a expectativa é que a Apple também apresente um novo MacBook de 13,3 polegadas com o novo processador ARM, ambos com o Retina Display. O novo chip A14X Pro também deve estar presente na próxima geração do iPad Pro, e ainda segundo o relatório obtido, os processadores podem equipar os iMac do próximo ano, trazendo inclusive uma nova solução gráfica. Com isso, os desktops da Apple devem deixar de lado as GPUs da AMD utilizadas em outras gerações.