Digital Ink Recognition: Google lança API para reconhecer manuscritos no teclado

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 10/08/2020 às 8:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

O Google lançou na semana passada a Digital Ink Recognition. Ela é uma API para reconhecimento de manuscritos que podem aparecer apps para Android e também em iPhones, iPads e iPods Touch. A ferramenta não serve apenas para texto feito com letra cursiva e pode ser utilizada também em desenhos que são captados com ajuda de inteligência artificial.

O reconhecimento de tinta digital é diferente das APIs Vision e Natural Language existentes no kit de ML, pois não leva texto nem imagens como entrada. Em vez disso, ele observa os traços do usuário na tela e reconhece o que ele está escrevendo ou desenhando. Esta é a mesma tecnologia que possibilita o reconhecimento de escrita à mão no Gboard - o próprio aplicativo de teclado do Google, que descrevemos em detalhes em uma postagem do blog de 2019 . É também a mesma tecnologia subjacente usada no Quick, Draw! e experimentos do AutoDraw.

google api google api Digital Ink Recognition demonstracao

Diferenciais

Com a nova API de reconhecimento de tinta digital, os desenvolvedores também podem usar essa tecnologia em seus aplicativos, para tudo, desde permitir que os usuários insiram texto e figuras com um dedo ou caneta até a transcrição de notas manuscritas para torná-las pesquisáveis; tudo quase em tempo real e totalmente no dispositivo. O reconhecimento de tinta digital suporta mais de 300 idiomas e mais de 25 sistemas de escrita, incluindo todos os principais idiomas latinos, bem como chinês, japonês, coreano, árabe, cirílico e muito mais. 

Classificadores podem descrever formas, como desenhos e emojis, pela classe a que pertencem (círculo, quadrado, cara feliz, etc). Atualmente, o google oferece suporte a um reconhecedor de esboço de desenho automático, um reconhecedor de emoji e um reconhecedor de forma básico. Ainda, a API de reconhecimento de tinta digital é executada no dispositivo e não requer uma conexão de rede. No entanto, você deve baixar um ou mais modelos antes de usar um reconhecedor. Os modelos são baixados sob demanda e têm cerca de 20 MB.