publicidade
04/08/20
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Será o fim das Fake News? WhatsApp libera botão ‘Pesquisar’, que verifica mensagens no Google

04 / ago
Publicado por Larissa Lira em Aplicativos às 17:27

O WhatsApp liberou nessa segunda-feira (3) sua mais nova ferramenta: o botão ‘Pesquisar’. A novidade surge para verificar as mensagens que viralizam no aplicativo. Para isso, o app conta com a ajuda do Google. Ao receber uma mensagem compartilhada muitas vezes, o usuário terá um ícone de lupa, no qual poderá pesquisar a veracidade da informação.

A novidade, que estava em teste desde março, já está liberada no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido no aplicativo para iOS, Android e web.

Com a ferramenta, as mensagens encaminhadas com frequência terão uma seta dupla e só irão poder ser repassadas para uma conversa por vez. Esse é um indicador que a mensagem viralizou no WhatsApp. Em mensagens que não são repassadas com frequência esse limite é de 5 contatos ou grupos.

Como funciona?

Por ser criptografado, o aplicativo mensageiro não sabe o que está sendo dito em mensagens que viralizam na rede social, por isso há dificuldade em detectar fake news. Agora, o usuário terá a opção de verificar a veracidade de uma mensagem por contra própria ao clicar no botão ‘Pesquisar’ que acompanha estas mensagens virais.

Ao clicar no ícone de lupa, aparece o seguinte aviso: “Deseja pesquisar sobre esse assunto na internet? A mensagem será carregada para o Google”. A busca na web será realizada ao tocar em “Pesquisar na internet”.

“Esse recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem”, explica a empresa.

 


FECHAR