Google: Biometria para acessar cartão de crédito no Android será realidade

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 31/07/2020 às 9:53
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Quem usa o Google Chrome no Android e tem biometria do no celular, pode se preparar para a novidade que chegará nas próximas semanas: foi lançada na última quinta-feira (30), a ferramenta de preenchimento automático de cartões de crédito do navegador para o sistema operacional móvel utilizará autenticação biométrica.

O navegador solicitará a digital do usuário, por exemplo, antes de preencher as informações de pagamento em um site, garantindo mais segurança e agilidade ao processo, já que não é mais preciso digitar o código de segurança (CVC) após a primeira compra.

“A partir de agora, o Chrome permitirá que você registre seu dispositivo para preencher números de cartão por autenticação biométrica, como a digital. Você ainda precisará fornecer seu CVC na primeira vez em que usar seu cartão de crédito, mas para transações futuras, poderá confirmar seu cartão de crédito usando a biometria”, explica a empresa.

A autenticação biométrica utiliza o padrão WebAuthn, desenvolvida pela World Wide Web Consortium (W3C), e é opcional. Segundo o Google, “você pode confirmar seu cartão com seu CVC [código de verificação de cartão] e também pode ativar e desativar esse recurso nas Configurações do Chrome a qualquer momento”.

A companhia ainda anunciou um novo recurso para preenchimento de senhas, que “apresenta suas contas salvas para o site atual em uma caixa de diálogo conveniente e reconhecível”. Assim como a função para confirmar cartões por biometria, a novidade promete tornar o uso do gerenciador de senhas mais simples e seguro no dia a dia.