Lançamento da missão Perseverance Rover da NASA rumo a Marte acontece nesta quinta-feira (30)

Vanessa Moura
Publicado em 28/07/2020 às 8:15
Foto: NASA
Foto: NASA FOTO: Foto: NASA

Para os fãs de ciência, o mês de julho foi recheado de novidades marcianas. Na semana passada, sondas da China e dos Emirados Árabes foram enviadas à Marte. Desta vez, o lançamento será da missão Perseverance Rover, da NASA, que deixará a terra na quinta-feira (30), em um foguete da estação de força aérea na Flórida, em direção ao Planeta Vermelho. A cobertura ao vivo terá início às 7 da manhã através da NASA Television e no site da agência, além das redes sociais como o YouTube , Twitter Facebook.

Para participar e manter-se atualizado sobre as informações da missão e as oportunidades de interação, você pode acessar o site da agência. A experiência de lançamento virtual da Nasa para o Mars 2020 inclui: uma visão dos bastidores da missão; filtros de realidade aumentada; acesso a uma comunidade social envolvente da Nasa; um convite para enviar vídeos para fazer parte da transmissão de lançamento televisionada; kits de ferramentas para estudantes; a chance de tirar uma foto de lembrança no Mars Photo Booth; e a oportunidade de enviar seu nome para Marte.

Nesta ilustração, o rover Perseverance usa seus instrumentos para analisar uma rocha na superfície de Marte. Foto: Nasa/JPL

Segunda a NASA, Perseverance foi projetado para procurar evidências astrobiológicas da antiga vida microbiana em Marte. Após uma viagem de sete meses, aterrará na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021. Lá, coletará amostras de rocha e solo para futuro retorno à Terra. Também caracterizará o clima e a geologia do planeta e abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. O cientista robótico, que pesa pouco menos de 1.043 kg, também carregará o Ingenuity Mars Helicopter, uma demonstração de tecnologia que marca a primeira tentativa de vôo controlado e controlado em outro planeta.

Veja transmissão ao vivo

Meteorito retorna à Marte

Nessa missão, quem volta ao lar é o meteorito Sayh al Uhaymir 008 (SaU008), que se despede do acervo do Museu de História Natural de Londres para fazer parte da tripulação. Encontrado em Omã em 1999, o SaU008 se formou cerca de 450 milhões de anos atrás, “e foi explodido em Marte por um asteroide ou cometa cerca de 600 mil a 700 mil anos atrás e pousou na Terra; não sabemos exatamente quando, mas talvez mil anos atrás", explica Caroline Smith, curadora principal de meteoritos do Museu de História Natural de Londres.

Uma seção do meteorito Sayh al Uhaymir 008, encontrada em Omã em 1999. Foto: NASA/JPL

A rocha servirá como alvo do treino do laser de alta precisão no veículo espacial. Rovers anteriores também tinham objetos que serviam para calibrar seus instrumentos, como pedras, metais ou vidro, mas nessa missão em particular, os cientistas da Nasa pensaram em usar um pedaço do próprio planeta. O meteorito pode ajudar a evitar que erros na análise se passem por novas descobertas.

Um dos pontos mais importantes da missão, porém, é trazer uma amostra de rocha marciana de volta, para assim ter 100% de certeza em relação a qualquer descoberta. O veículo espacial guardará suas amostras de rochas mais interessantes em pequenos tubos que serão deixados na superfície da Terra Vermelha para recuperação e retorno à Terra em missões posteriores, daqui a 10 ou 15 anos.