Nuggets feitos em impressora 3D podem se tornar realidade; conheça novidade da KFC

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 22/07/2020 às 11:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

O sabor do nuggets crocante é único para você? Talvez ele poderá existir com o mesmo sabor mas de forma mais ecológica. O KFC anunciou que vai começar a testar a impressora 3D, através da empresa 3D Bioprinting Solutions, para produzir um dos queridinhos da marca. A tecnologia envolve dois elementos: base de planta e moléculas de frango. O local que vai servir de bode expiatório (ops!) para a novidade é a cidade de Moscou, na Rússia.

"O projeto visa criar os primeiros nuggets de frango produzidos em laboratório do mundo. Serão o mais próximo possível em termos de sabor e aparência do produto KFC original, além de serem mais ecologicamente corretos do que a carne comum", explica anúncio da empresa. A 3D Bioprinting Solutions vai desenvolver a tecnologia aditiva de bioprinting usando células de galinha e material vegetal, permitindo reproduzir o sabor e a textura da carne de frango quase sem envolver animais no processo. Enquanto isso, a KFC fornecerá ao seu parceiro todos os ingredientes necessários, como panquecas e especiarias, para obter o "sabor exclusivo" da marca.

Conheça o novo carregador capaz de esterilizar celulares com luz ultravioleta

Diferenciais

A Biomeat possui exatamente os mesmos microelementos que o produto original, excluindo vários aditivos usados ??na agricultura tradicional e na criação de animais, criando um produto final mais limpo. Segundo a empresa também, os produtos à base de células também são mais éticos e não causam danos aos animais.  Como a carne é produzida a partir de células em laboratório, fica de fora o abate de cada frango, mas não há informação de onde é a origem da célula.

De acordo com um estudo do American Environmental Science & Technology Journal, a tecnologia de cultivo de carne a partir de células tem um impacto negativo mínimo no meio ambiente, permitindo reduzir o consumo de energia em mais da metade, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25 vezes e 100 vezes menos terra a ser usada do que a produção tradicional de carne baseada em fazendas.

"As tecnologias de bioimpressão 3D, inicialmente amplamente reconhecidas na medicina, estão atualmente ganhando popularidade na produção de alimentos como carne. No futuro, o rápido desenvolvimento dessas tecnologias nos permitirá tornar os produtos à base de carne impressos em 3D mais acessíveis e esperamos que o a tecnologia criada como resultado de nossa cooperação com a KFC ajudará a acelerar o lançamento de produtos à base de células no mercado ", disse Yusef Khesuani, co-fundador e sócio-gerente da 3D Bioprinting Solutions.