Conheça nova máscara japonesa que traduz fala em oito idiomas

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 22/07/2020 às 10:01
Foto: Divugalção
Foto: Divugalção FOTO: Foto: Divugalção

Cada vez mais procuradas pelo seu poder de proteção contra o coronavírus, as máscaras estão sendo pensadas para agregar agora também tecnologia. É nisso que a empresa japonesa Donut Robotics está trabalhando. A máscara facial “inteligente” é capaz de traduzir o que o usuário diz em oito idiomas diferentes. A C-Face protege contra o covid-19, claro, mas ao mesmo tempo traduz o discurso do usuário do japonês para vietnamita, inglês, espanhol, chinês, coreano, tailandês, indonésio e francês.

Pesquisadores desenvolvem máscara facial que fica fluorescente em contato com o coronavírus

Andar sem digitar: cidade do Japão proíbe pedestres de usarem celulares enquanto circulam

A  máscara surgiu como ideia dos engenheiros da empresa, que procuravam um produto para ajudar a Donut a sobreviver à crise gerada pela covid-19. A empresa, que estava trabalhando no desenvolvimento de um robô no início da pandemia, decidiu investir na C-Face e publicar o projeto em um site japonês de financiamento coletivo. "Trabalhamos duro durante anos para desenvolver um robô e usamos essa tecnologia para criar um produto que responda à forma como o coronavírus reformulou a sociedade", disse o diretor-executivo da Donut Robotics, Taisuke Ono, à Reuters.

A C-Face acompanha um aplicativo que converte a fala em texto na tela do smartphone para que outras pessoas leiam, e também permite usar o alto-falante para amplificar a voz. O aplicativo é capaz de traduzir a fala do interlocutor em um dos oito idiomas disponíveis, tornando a máscara uma ferramenta útil para quem viaja com frequência.