Recurso do Google Chrome pode garantir até 2 horas a mais no computador

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 06/07/2020 às 12:24
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Um novidade para alentar aqueles que têm que abrir diversas abas no Google Chrome e sofrem com o gasto mais rápido da bateria do computador: um recurso do explorador pode reduzir significativamente o consumo de energia no notebook. Segundo testes realizados pelo Google, a função experimental do navegador, capaz de limitar a ativação do JavaScript em abas minimizadas, pode garantir até mais duas horas de bateria no eletrônico.

Segundo o site especializado TheWindowsClub, o recurso experimental do Google Chrome 86 limita o timer do Javascript a uma ativação por minuto em janelas em segundo plano sem afetar o desempenho das páginas abertas Os resultados do teste podem ser observados diretamente no consumo de energia. De acordo com testes realizados, a alteração no navegador fez a bateria do notebook durar quase duas horas a mais mesmo com 36 abas em segundo plano, sendo a primeira em branco.

Outro teste utilizado pela empresa foi executar um vídeo do YouTube em tela cheia no lugar da página em branco. Nessa experiência, o Google Chrome garantiu aguentou mais 36 minutos de carga com a mesma quantidade de guias abertas em segundo plano. Entretanto, apesar dos indícios, a novidade não tem previsão de quando estará disponível no Google Chrome para Android, Chrome OS, Linux, Mac e Windows para todos os usuários. O Google ainda testa uma nova função para reduzir o consumo de memória RAM do navegador no sistema operacional da Microsoft.