Sabe aquela foto recebida por WhatsApp? Google Fotos não fará mais o backup automático

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 30/06/2020 às 7:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

A sobrecarga de mensagens no mundo virtual provocada pela pandemia do coronavírus fez com que até o Google procurasse economia de recursos. A partir de agora, o backup de imagem e vídeo do aplicativo Google Fotos para pastas criadas por serviços como WhatsApp, Mensagens e Kik vão passar a ser desativados. Em resumo, isso significa que as fotos desses serviços salvos no seu telefone não serão copiados pelo Google Fotos daqui para frente. Segundo o site AndroidPolice, a mudança deve ser temporária, mas o prazo ainda não foi estabelecido. Entretanto, a medida pode ser revertida manualmente.

Google Meet ganha novo recurso de link rápido para iniciar chamadas em vídeo

A informação foi dada pelo fórum do Google, de forma breve. "Devido à covid-19, as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos. Para economizar recursos da Internet, o backup e a sincronização foram desativados para pastas de dispositivos criadas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Mensagens e Kik. A partir de hoje, você verá uma mensagem no aplicativo Fotos sobre essa alteração. Você pode alterar essa configuração a qualquer momento", diz texto.

Google retira site de extrema-direita de sua plataforma de anúncios

Para voltar a ter o backup automático de fotos e vídeos, será preciso fazer ajustes nas configurações do Google Fotos. A área permite fazer backup de pastas do dispositivo, incluindo as que são criadas por outros aplicativos. A mudança também será informada aos usuários por meio de um alerta no aplicativo. Enquanto a medida valer, o Google sugere que as pessoas passem a fazer backup de fotos específicas, e não mais de tudo o que é recebido nos aplicativos. Os backups anteriores não são afetados pela alteração.

Outros aplicativos afetados

Ainda não está disponível uma lista completa dos aplicativos afetados, mas segundo informações do site Android Police, existem outros aplicativos que também estão incluídas nas pastas que não terão backup automático, entre eles: Facebook, Instagram, Messenger, Snapchat, Twitter e Viber.