Facebook vai alertar usuário antes de compartilhar uma notícia antiga no feed

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 26/06/2020 às 7:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Tirar notícias do seu contexto é muito fácil e muito usuários do facebook podem compartilhar informações descontextualizadas sem saber. Pensando nisso, o Facebook anunciou que vai passar a alertar usuários que tentarem compartilhar uma notícia antiga no feed. O aviso será exibido para os conteúdos publicados há mais de três meses. O alerta sobre conteúdos antigos é uma expansão ao botão de contexto (o ícone “i”), implementado em 2018 para exibir informações complementares sobre as fontes de notícias que aparecem no feed.

O alertar funcionará assim: quando o usuário selecionar o botão de compartilhar em uma notícia antiga, o Facebook indicará há quanto tempo ela foi publicada. Em seguida, é possível prosseguir com o compartilhamento ou desistir da operação. A ideia, segundo a rede social, é garantir que as pessoas tenham o contexto que precisam para tomarem decisões sobre o que publicam em seus perfis.

Veja como funciona:

Além do alerta, a rede social vai adicionar o "botão de contexto", contendo informações sobre o tema abordado na publicação vista no feed de notícias. "Quando perguntamos às pessoas que tipo de notícia desejam ver no Facebook, elas continuamente nos dizem que desejam informações atuais e confiáveis e por isso estamos lançando essa ferramenta", informou a empresa em um post de blog.

O Facebook também afirmou que nos próximos meses continuará testando ferramentas na rede social para notificar usuários sobre suas publicações e compartilhamentos, como nos posts sobre a covid-19, por exemplo, onde a empresa estuda adicionar uma tela com informações sobre a origem do link e para direcionar os usuários à Central de Informações sobre o coronavírus.