Conheça o Reels, recurso criado pelo Instagram para rivalizar com o TikTok

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 25/06/2020 às 7:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Na última terça-feira (23), o Instagram anunciou testes em um nova função semelhante ao rival TikTok, chamada Reels.  A funcionalidade, que também está sendo testada na França e na Alemanha, dá continuidade ao recurso Cenas, lançado no Brasil em 2019. Com o Reels, as pessoas podem gravar e editar vídeos de 15 segundos com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novos recursos criativos. Além do Stories, é possível compartilhar seus reels com amigos e seguidores no Feed e, se tiver uma conta pública, diretamente no Explorar, assim ele poderá ser visto por uma audiência ainda maior.

Como usar e compartilhar o recurso

Para criar um video, selecione Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Vão aparecer várias ferramentas de edição criativa à esquerda da tela que podem ser usadas para criar o seu. Reels podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da sua galeria. Grave o primeiro trecho pressionando e segurando o botão de captura. Você verá um indicador de progresso na parte superior da tela enquanto grava. Pare a gravação para finalizar cada trecho. Há opções de áudio na biblioteca de músicas do Instagram, efeitos na biblioteca de filtros, temporizador, contagem regressiva, alinhamento e velocidade.

Se você possui uma conta pública, é possível compartilhar seu reel em um espaço dedicado na aba Explorar, o que dá ao seu reel a chance de ser visto e descoberto pela comunidade do Instagram. Você também pode compartilhar no Feed para que seus seguidores possam ver o seu reel. Quando você compartilha reels com determinadas músicas, hashtags ou efeitos, seu reel também pode aparecer em páginas dedicadas sempre que alguém clica nessa música, hashtag ou efeito.  Caso tenha uma conta privada, é possível compartilhar no Feed para que seus seguidores possam ver o seu reel.

Quando o seu reel estiver pronto, escolha o botão compartilhar, onde você poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar seus amigos. Você também pode salvar um rascunho do seu reel se quiser fazer uma pausa e voltar a ele em outro momento. Depois de compartilhar o seu vídeo, ele ficará em uma guia Reels separada em seu perfil, onde as pessoas poderão encontrar outros reels que você já compartilhou. Você poderá ver curtidas, comentários e quantas vezes seu reel já foi reproduzido.

Como assistir

O Reels pode ser encontrado na aba de Explorar. Se você gostar de um reel, pode facilmente curtir, comentar ou compartilhar com seus amigos. Os usuários nos países em que o Reels está disponível (atualmente Brasil, França e Alemanha) poderão navegar no Reels na aba Explorar e criar seus próprios. As pessoas de outros países verão apenas os reels das pessoas que seguem no Feed.