SESI lança competição de robótica de combate à covid-19 para estudantes

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 23/06/2020 às 10:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

O Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um campeonato para estimular os estudantes de todo o Brasil a buscarem soluções de enfrentamento aos danos causados pela epidemia do coronavírus. Chama-se Desafio SESI de Robótica Covid-19; e vai premiar alunos que criarem, a distância, projetos que minimizem os impactos causados pela doença. As inscrições estão abertas neste link e podem ser feitas até o dia 30 de junho.

Podem participar do desafio alunos de 9 a 18 anos de escolas públicas ou particulares, assim como das unidades do SESI. As equipes devem ser compostas por quatro a 10 estudantes, além de um técnico maior de 18 anos. Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, a competição é uma boa oportunidade para incentivar a cultura de inovação e promover a difusão de diversos conhecimentos entre os jovens. “O mundo todo está em busca de soluções para a Covid-19 e nós temos a certeza que nossos jovens podem ajudar neste momento de crise, propondo alternativas que ajudem no combate à pandemia e ainda aprendendo matemática, ciências e tecnologia de forma lúdica”, disse.

Etapas do torneio

Na primeira fase do torneio, organizado pelo Departamento Nacional do SESI, os participantes terão que escolher uma área impactada pela covid-19 e elaborar soluções que utilizem a robótica para combater e prevenir os danos causados pela pandemia. Tudo isso usando como base os critérios de avaliação, como pesquisa, criatividade e inovação, empreendedorismo e impacto social. Além disso, a equipe deve enviar um vídeo de até dois minutos que será analisado pela banca julgadora.

Já na segunda etapa, marcada para começar no dia 19 de agosto, os times deverão detalhar a solução do projeto e enviar um vídeo de dois minutos defendendo a ideia. No dia 25 de setembro, será divulgado os três primeiros colocados na classificação geral e os que se destacaram nas categorias “Melhor Projeto de Pesquisa”, “Melhor Projeto em Criatividade e Inovação”, “Melhor Proposta de Empreendedorismo” e “Melhor Proposta de Impacto Social”.