publicidade
22/06/20
APPLE / DIVULGAÇÃO
APPLE / DIVULGAÇÃO

Confira as novidades da Apple na WWDC 2020

22 / jun
Publicado por Larissa Lira em Coberturas às 18:21

Na tarde desta segunda-feira (22) aconteceu a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC 2020). No evento, a marca fez vários lançamentos como o da nova versão do seu sistema operacional para iPhone, o iOS 14, disponibilizou novos recursos para os apps Mensagens e Maps, além de anunciar a troca dos processadores Intel por processadores autorais. Confira todas as novidades:

iOS 14

No evento, a empresa lançou oficialmente o iOS 14. O novo software dos iPhones traz uma série de novidades. A nova organização das telas iniciais é uma delas. Agora a Apple permite que os usuários coloquem Widgets, versão simplificada de um aplicativo, ao lado dos ícones na home.

Os widgets já eram disponíveis em dispositivos Androids, mas só chegaram aos iPhones com esta atualização. A diferença, no entanto, é que na Apple esses elementos não precisam ficar presos à tela de widgets e o usuário pode personalizar a quantidade de dados no recurso, com o Smart Stack.

Novas Funções

Com o iOS 14 os usuários irão poder reunir todos os seus aplicativos instalados em apenas uma página chamada de Bibliotecas de Apps. Nela é permitido ter uma interface mais simples e interativa.

Outra novidade é o PiP (picture-in-picture) que aparece para o usuário ver vídeos enquanto

mexe em outros aplicativos no iPhone. O player é exibido na página de início e pode sobrepor outros apps, além de reproduzir o áudio mesmo com o vídeo minimizado.

Siri

A Siri, assistente virtual da Apple, também ganhou alterações com uma interface mais compacta. Antes, para usar a ajuda da assistente, era aberto uma interface que utilizava toda a tela do aparelho. Agora, é possível usar a assistente com apenas um botão. Assim, a interface é  mais sobreposta para não interromper a experiência do uso.

Além disso, a assistente permite traduzir conversas entre 11 idiomas diferentes, como português e inglês.

Mensagens e memojis

O aplicativo Messages ganha, com o iOS 14, a ferramenta para pinar conversas mais importantes e fixá-las no topo dos chats. Conversas em grupo foram simplificadas com a habilidade de menções e responder mensagens específicas de um bate-papo coletivo, além disso, é disponibilizada a opção de notificações apenas quando for mencionado na conversa. O Memoji é atualizado com mais feições asiáticas e máscaras faciais.

Apple Maps

O Apple Maps agora tem informações mais precisas para navegação, como localização de travessias de pedestres. Entre as funções, está um guia para sugerir lugares para visitar. Os guias podem ser salvos e são atualizados automaticamente para oferecer as recomendações mais recentes.

O GPS da Apple ganha direções para ciclistas, com o objetivo de diminuir a emissão de gás carbono, e tem orientações detalhadas, como se há escadas ou ruas movimentadas no caminho. A função está disponível em cidades dos Estados Unidos e China no momento, e deve expandir para mais lugares no futuro.

iPadOS 14

O iPadOS, sistema desenvolvido para iPads, também recebeu novidades. A ideia é que os usuários aproveitem mais o multitouch do dispositivo, fazendo um melhor uso dos aplicativos. Um dos novos recursos é a Sidebar, uma barra lateral que fica disponível em diversos apps. É possível, por exemplo, organizar a biblioteca de fotos apenas arrastando um arquivo. Além disso, alguns widgets do iOS estão chegando ao iPad.

Novos processadores

O evento também marcou o fim da linha para a Intel, que até 2022 vai deixar a linha de computadores da Apple. O primeiro Mac voltado para o consumidor final com a novidade chega ainda este ano. A marca afirma estar trabalhando nessa mudança pelos últimos dez anos. A expectativa é de uma melhor eficiência energética, aumentando o desempenho sem subir o consumo.


FECHAR