Pagamentos pelo WhatsApp serão monitorados pelo Banco Central

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 16/06/2020 às 19:06
Ainda não se sabe que a alteração é um bug ou atualização do app.
Ainda não se sabe que a alteração é um bug ou atualização do app. FOTO: Ainda não se sabe que a alteração é um bug ou atualização do app.

Apenas um dia após o WhatsApp anunciar seu sistema de pagamentos instantâneos, o Banco Central comunicou que está monitorando a iniciativa. Em nota ao site Convergência Digital, a instituição disse que notou grande potencial de integração com o PIX, mas deixou claro que poderá adotar medidas caso perceba ameaças do WhatsApp ao seu novo sistema.

O novo recurso do WhatsApp permite que usuários do mensageiro transfiram dinheiro entre contas bancárias e realizem pagamentos direto na tela de conversa do aplicativo — que são oferecidos pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

Em nota, o Banco Central levantou preocupações sobre a possibilidade de o novo recurso gerar riscos à interoperabilidade, velocidade, segurança e transparência do PIX, sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos para todo o Brasil.  “O BC está acompanhando a iniciativa do WhatsApp e avalia que há grande potencial para sua integração ao PIX. Entretanto, o BC considera prematura qualquer iniciativa que possa gerar fragmentação de mercado e concentração em agentes específicos”, escreveu a instituição.

O sistema de pagamentos do WhatsApp aceita cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pela Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. Segundo a própria empresa, o modelo de programa "é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro". Então, a expectativa é que mais bancos entrem na parceria.

A partir deste sistema, a empresa pretende "usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook".