WhatsApp deve trazer recurso de busca de mensagens por data; confira essa e outras possíveis novidades

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 12/06/2020 às 10:39
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

No meio de tantos grupos e conversas, procurar uma mensagem específica pode ser difícil. O WhatsApp parece ter percebido isso e está trabalhando em formas de aperfeiçoar a busca. Segundo informações adiantas pelo site WABetaInfo, o aplicativo provavelmente irá liberar uma opção para ajudar a buscar mensagens enviadas a partir de uma data específica.  A novidade foi vista no iPhone, mas também chegará, se confirmado, no Android, já que o WhatsApp busca adicionar os mesmos recursos para todas as plataformas.

Como vai funcionar?

O recurso surgirá ao abrir a pesquisa dentro de uma conversa. Embora já tenha o campo para inserir a palavra e buscar com esse filtro, agora, o aplicativo irá exibir o ícone de um calendário para definir quando será a data de início da busca por mensagens. Ainda em desenvolvimento, o recurso não está disponível nem em versão beta. Imagens divulgadas pelo site indicam como deverá ser a sua aparência no iOS, mas não sem confirmações de que será a interface final, quando estiver disponível.

 

WhatsApp testa busca de mensagens por data Foto: Reprodução/Tecnoblog/ WABetaInfo

 

Outros novos recursos

Além dessa novidade, o WABetaInfo também sugeriu que o WhatsApp deve atualizar a seção "Uso de Armazenamento", que indica o espaço ocupado por arquivos que foram enviados em cada conversa. O aplicativo passará a oferecer filtros para mostrar somente os arquivos pesados e as mensagens encaminhadas.

Ainda, o aplicativo apresentará opções de ordenar arquivos para exibir primeiro os mais recentes, os mais antigos ou os mais pesados. A ideia é simplificar a tarefa de liberar espaço de armazenamento no smartphone. O recurso será exibido ao abrir o item de uma conversa e escolher categorias como fotos, figurinhas, GIFs, vídeos, mensagens de áudio e documentos.  As imagens são de um dispositivo Android.

WhatsApp permitirá exibir primeiro arquivos mais recentes, mais antigos ou mais pesados Foto: Reprodução/Tecnoblog/ WABetaInfo