Conheça aplicativo francês para rastrear o coronavírus que já ultrapassa 1 milhão de usuários

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 08/06/2020 às 8:10
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

Com informações da AFP

O aplicativo francês 'StopCovid', apenas disponível para a França, feito para rastrear contatos em caso de contágio com o novo coronavírus "excedeu o limiar de um milhão de usuários", segundo o secretário de Estado da França para questões digitais, Cédrid O. "Não temos um objetivo preciso" em termos de número de usuários, disse Cédric O, em declarações à rádio RMC. O secretário destacou que o aplicativo é muito "útil" para quem mora nos setores urbanos e "pega o transporte público e vai a bares e restaurantes".

A eficácia do aplicativo para smartphone depende do número de pessoas que o utilizam, apesar de ter sido considerado útil "desde os primeiros downloads". Os especialistas em saúde afirmam que pelo menos 60% da população precisa usar a tecnologia para que seja efetiva.

Aplicativos de Smartphone não são confiáveis para medir oxigenação no sangue, segundo especialistas

Governos de todo o mundo desenvolveram aplicativos, por conta própria ou com a ajuda de empresas privadas como Apple e Google, que se uniram para fornecer programas de rastreamento compatíveis entre seus telefones. Muitos utilizam a tecnologia bluetooth que permite aos celulares "ver" se uma pessoa entrou em contato próximo com alguém que testou positivo para o vírus. A França se negou a trabalhar com a Apple e Google para seu aplicativo, devido a preocupações de privacidade de dados.

China cria aplicativo para auxiliar no combate ao coronavírus

Como funciona

Uma pessoa infectada receberá de seu médico 1 QR Code ou 1 código alfanumérico que deve ser inserido pelo usuário do aplicativo. Em posse desse dado, o StopCovid cruzará as informações com as de usuários que interagiram com o infectado nos últimos 14 dias, sem informar a identidade do potencial transmissor.

app, então, calcula uma espécie de pontuação que mede o risco de infecção. Ultrapassando 1 limite pré-estabelecido, o usuário será notificado no smartphone. O aplicativo sugere a realização do teste para a covid-19 e fornece as instruções de isolamento voluntário e instruções do governo.

O StopCovid permite que os usuários sejam informados se cruzaram por outro usuário infectado com coronavírus nas últimas duas semanas. O alerta é ativado, se os smartphones das duas pessoas se cruzarem a menos de um metro por mais de 15 minutos. O aplicativo é amplamente criticado por quem tem medo de abrir as portas para uma sociedade de vigilância.

Casos de coronavírus na França

Segundo dados do governo francês, são 153.977 pessoas que foram infectadas no país, enquanto 29.155 destas perderam a vida em virtude de complicações da doença. 12.461 franceses estão internados.