Cientistas chineses criam nova técnica para desviar de asteroides perigosos

Larissa Lira
Publicado em 02/06/2020 às 14:52
A técnica consiste em uma nave cheia de rochas colidir com o asteroide, causando assim um impacto cinético. FOTO: A técnica consiste em uma nave cheia de rochas colidir com o asteroide, causando assim um impacto cinético.

Uma equipe de cientistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC) da Academia Chinesa apresentou uma nova técnica para desviar asteroides potencialmente perigosos da Terra. A técnica consiste em uma nave espacial que é capaz de recolher mais de cem toneladas de rochas de um objeto próximo da Terra e depois atingir o asteroide, o que faz com que sua trajetória seja desviada.

A técnica trata-se de uma forma melhorada do conceito de impacto cinético para o desvio de asteroides potencialmente perigosos. De acordo com informações publicadas na revista Nature, a nave especial não seria tripulada. Em simulações, os cientistas chineses mostraram que esta nova forma é mais eficaz do que um impacto cinético clássico.

Em declarações à agência de notícias chinesa Xinhua, Li Mingtao, um dos autores da nova investigação, frisa que a  técnica não está limitada pela necessidade de um lançamento terrestre de um impactador artificial, prometendo aumentar significativamente a defesa planetária contra asteroides de grandes dimensões.

Apesar de ser pouco provável – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, que um asteroide atinga a Terra nos próximos anos, as agências espaciais e cientistas de todo o mundo têm reunido esforços para melhorar os programas destinados ao acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com o planeta.

Além desta, várias tecnologias de defesa planetária já foram propostas, incluindo explosões nucleares, impactos cinéticos, ablação a laser, entre outros.