O Instituto Avon, a Uber e a agência de publicidade Wieden+Kennedy desenvolveram, em parceria, uma ferramenta capaz de ajudar mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia novo coronavírus. O sistema usa um chatbot no WhatsApp e funciona como uma assistente virtual que possibilita que as vítimas peçam ajuda e recebam orientações sem chamar a atenção do agressor.
> Mulher vítima de violência vai poder registrar queixa pela internet> Taís Araújo fará live sobre aumento de violência doméstica na quarentena
> Instituo Maria da Penha acusa subnotificações de violência contra mulher durante pandemia
> Maquiagem vira disfarce para ajudar na denúncia de violência doméstica durante a quarentena
O recurso funciona por meio do número 11 94494-2415, que deve ser adicionado aos contatos da vítima para iniciar uma conversa com a assistente virtual no WhatsApp. Após a usuária enviar uma mensagem, o chatbot retorna com algumas perguntas com o objetivo de identificar o grau de risco que a vítima corre e determinar o suporte apropriado.
Segundo as empresas, se houver a necessidade de a pessoa agredida ir até unidades de saúde, delegacias ou centros de assistência social, a vítima recebe um código que garante uma viagem gratuita no aplicativo da Uber para realizar o deslocamento necessário.