Por meio de robô no WhatsApp, mulheres vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda durante a pandemia

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 25/05/2020 às 20:12
O Chatbot do WhatsApp funciona como uma assistente virtual FOTO:

O Instituto Avon, a Uber e a agência de publicidade Wieden+Kennedy desenvolveram, em parceria,  uma ferramenta capaz de ajudar mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia novo coronavírus. O sistema usa um chatbot no WhatsApp e funciona como uma assistente virtual que possibilita que as vítimas peçam ajuda e recebam orientações sem chamar a atenção do agressor.

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O recurso funciona por meio do número 11 94494-2415, que deve ser adicionado aos contatos da vítima para iniciar uma conversa com a assistente virtual no WhatsApp. Após a usuária enviar uma mensagem, o chatbot retorna com algumas perguntas com o objetivo de identificar o grau de risco que a vítima corre e determinar o suporte apropriado.

Segundo as empresas, se houver a necessidade de a pessoa agredida ir até unidades de saúde, delegacias ou centros de assistência social, a vítima recebe um código que garante uma viagem gratuita no aplicativo da Uber para realizar o deslocamento necessário.