Em primeira missão à Marte, China planeja lançar sonda e pequeno robô em julho

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 25/05/2020 às 7:43
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

AFP

A China planeja lançar uma sonda e um pequeno robô teleguiado em direção a Marte em julho deste ano, nesta que será sua primeira missão ao Planeta Vermelho, de acordo com anúncio da empresa estatal chinesa CASC, nesta segunda-feira (25). “Questões Celestiais” é um das missões que fazem parte do ambicioso programa espacial chinês que inclui, entre outros objetivos, o envio de dois homens à Lua.

Como metas dessa missão atual, estão: colocar uma sonda em órbita, aterrissar em Marte e guiar um “veículo espacial” para fazer análises de superfície. A sonda levará sete meses para chegar a Marte, portanto, em 2021, depois de percorrer uma distância de pelo menos 55 milhões de quilômetros. "Nosso objetivo é enviar a sonda para Marte em 2020", afirma um comunicado da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC). "Esse grande projeto avança como previsto e pretendemos fazer o lançamento em julho", acrescenta a nota.

Após missão de teste, nova nave espacial chinesa retorna à Terra

Cientistas da Nasa encontram evidências de um possível universo paralelo

A China já realizou uma operação semelhante na Lua em 2013. Em 2019, fez uma segunda missão na face oculta da Lua, a primeira do mundo. Outros países estão preparando missões para Marte. Os Estados Unidos, que já enviaram quatro Rovers para Marte no passado, lançarão seu quinto veículo de exploração ("Perseverança") entre junho e agosto. A previsão de chegada é fevereiro de 2021. Em 15 de julho, os Emirados Árabes Unidos lançarão, do Japão, a primeira sonda árabe em direção ao Planeta Vermelho.