Com eventos onlines, Dia do Orgulho Nerd é celebrado; conheça a história por trás da data

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 25/05/2020 às 11:09
Divulgação
Divulgação FOTO: Divulgação

A pandemia do coronavírus não impediu que o mundo geek realizasse comemorações em uma data tão especial e simbólica como o Dia do Orgulho Nerd, conhecido também como Dia da Toalha, comemorada nesta segunda-feira (25). Lives estão previstas para acontecer em países como França, Alemanha, República Tcheca  e Itália. A própria embaixadora do Dia da Toalha, Jéssica Kane, eleita em 2020, fará uma homenagem neste dia e, claro, o Brasil não podia deixar de celebrar. Inclusive, como anunciado no blog,  A Maior Live Geek Festival do Brasil, do Power-Kon, em Recife, se destaca com sua transmissão ao vivo iniciada no domingo (24) e que ainda está acontecendo.

Entretanto, para se chegar a uma data de celebração da cultura nerd, é importante também entender as três razões que fazem esse dia 25 de maio.

Mochileiro das Galáxias

A primeira e mais conhecida razão para essa data envolve uma obra muito importante para qualquer fã de ficção científica: O Guia do Mochileiro das Galáxias, série de 5 livros criada pelo inglês Douglas Adams. Quando o escritor morreu, em 2001, os fãs resolveram homenageá-lo com a primeira edição do "Dia da Toalha". Mas, por quê toalha? Bem, ela é um dos elementos simbólicos do universo criado por Adams, já que se mostra um item extremamente versátil para os mochileiros, afinal, serve como agasalho, cobertor, vela de barco e até como arma - se estiver molhada.

Star Wars

Já a segunda origem desta data se relaciona a o sucesso de bilheteria Stars Wars. Foi justamente no dia 25 de maio, do ano de 1977,  que aconteceu a estreia do primeiro filma da saga: 'Uma Nova Esperança'. Mas só em 2006 a relação foi firmada. O espanhol, blogueiro e fã da ficção científica Germán Martínez  fez uma campanha online para estabelecer a data como Dia do Orgulho Nerd. Ele foi o primeiro a organizar eventos alusivos à data, que de lá para cá se espalhou para outros países, inclusive o Brasil.

DiscWorld

Por último, uma outra possível origem do Dia do Orgulho Nerd surgiu a partir de DiscWorld, série de livros de ficção científica do autor inglês Terry Pratchett. Neste universo existe o “Glorioso 25 de Maio”, data em que acontece uma revolução importante para a história da trama. Na história, após a revolução, um grupo de pessoas se reúne em um cemitério para homenagear os mortos com buquês de lilases. Recuperando a referência, quando o autor de Discworld foi diagnosticado com Alzheimer, em 2007, os fãs começaram a usar roupas nesse tom durante o dia 'glorioso' como homenagem.

Cruzando esses elementos, o gesto de carregar uma toalha lilás no Dia do Orgulho Nerd é uma forma de homenagear tanto Pratchett quanto Adams.