Sala coloca o Facebook na briga pelas videoconferências, onde reinam Zoom e Meet

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 24/05/2020 às 16:19
Sala/Rooms, ferramenta de videoconferência do Facebook
Sala/Rooms, ferramenta de videoconferência do Facebook FOTO: Sala/Rooms, ferramenta de videoconferência do Facebook

Para quem, no meio da pandemia do novo coronavírus, incorporou as videoconferências na rotina diária - seja em reuniões de negócios ou para matar a saudade da família – vale a pena testar a nova ferramenta do Facebook, que no Brasil recebeu o nome de Sala (Room na versão em inglês). Ela chega para concorrer com o Zoom, o Google Meet e o Skype e para isso traz algumas facilidades: não é preciso que os convidados instalem APP ou sejam usuários do Facebook, o tempo de duração é ilimitado e até 50 pessoas podem participar. Facebook viu explodir seus acessos após a pandemia. Diariamente seus serviços recebem mais de 700 milhões de usuários fazendo chamadas, principalmente no WhatsApp e no próprio Messenger. Um número que tende a aumentar com a nova funcionalidade.

A opção de criar uma sala aparece logo como a primeira na versão desktop do Facebook. Já no celular, ela está disponível no APP do Facebook (também aparece no início) e no APP Messenger, na aba de “Pessoas”. O link gerado pode ser compartilhado rapidamente, por WhatsApp, Email, SMS, etc, tudo integrado ao aplicativo. Após o início da videoconferência, outros serviços são habilitados para o dono da sala: é possível trancá-la, retirar participantes indesejados e escolher quem poderá ter acesso. Já os participantes que estejam no APP para celular poderão usar recursos de realidade aumentada para aparecerem com filtros de chapéu, óculos ou orelhinhas, o que torna a experiência mais divertida.

A sala funciona em qualquer dispositivo – computador, smartphone ou tablet. Quem receber o convite clica no link e não precisa ter nada instalado nem ter conta no Facebook. No lançamento, o Facebook informou que o recurso poderá ser usado em situações diversas, de reuniões de trabalho a festas, celebrações ou simples bate-papos. Para as crianças, o Facebook está trazendo para o Brasil (e outros 70 países) o Messenger Kids, aplicativo disponível para Android e iOS onde os pequenos podem fazer lives com amigos e familiares em um ambiente lúdico e com acesso controlado pelos pais.

O Facebook também anunciou que em breve vai aprimorar as chamadas de vídeo no WhatsApp. O APP já oferece videochamadas, mas em breve será possível fazê-las com até oito participantes, mas só através de dispositivos móveis.