Uber planeja exigir o uso obrigatório de máscaras durante viagem

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 05/05/2020 às 10:20
Foto; AFP
Foto; AFP FOTO: Foto; AFP

Em função da abertura do comércio e da flexibilização da quarentena, principalmente em países europeus, a Uber tem avaliado uma nova medida para garantir a segurança do motorista e passageiro durante a viagem: o uso de máscaras obrigatório.

O Uber confirmou ao site CNN Business que a empresa planeja introduzir uma política em torno da exigência de máscaras ou revestimentos faciais e que está desenvolvendo tecnologia para detectar o uso de revestimentos faciais pelos motoristas. Embora não tenha sido confirmada a obrigatoriedade, no Brasil, a empresa já tem enviado e-mails aos passageiros reforçando a necessidade do uso dessa proteção ao entrar em um carro da uber.

"À medida que os países reabrem, o Uber se concentra na segurança e prossegue com cautela. Hoje, continuamos pedindo aos passageiros que fiquem em casa, se puderem, enquanto transportam suprimentos de segurança para os motoristas que fazem viagens essenciais. Ao mesmo tempo, nossas equipes estão se preparando para a próxima fase de recuperação, onde todos teremos um papel a desempenhar ", disse o chefe de comunicações de segurança da Uber, Andrew Hasbun, em comunicado à CNN Business.

Em alguns países, a companhia já disponibiliza máscaras e outros itens de proteção para condutores, mas a nova política poderá ter que ser cumprida mesmo por aqueles que não receberam nenhuma ajuda nesse sentido.

Apoio às autoridades de saúde pública

A uber afirma ter uma equipe disponível 24 horas por dia para auxiliar as autoridades de saúde pública no plano de resposta contra a epidemia. É possível que ocorra a suspensão temporária de contas de usuários ou motoristas parceiros após a confirmação de que contraíram ou foram expostos ao covid?19. Além disso, a empresa conta com um consultoria de um epidemiologista para garantir que as medidas tomadas por nossa empresa sejam embasadas em orientações médicas.

Assistência financeira para motoristas e entregadores parceiros

Qualquer motorista ou entregador parceiro diagnosticado com o novo coronavírus ou que tiver isolamento solicitado por suspeita ou risco de contágio de coronavírus receberá assistência financeira por até 14 dias.

Ajuda para manter os carros limpos

A Uber reembolsará os motoristas parceiros em até R$20 para que possam adquirir álcool gel antisséptico ou outro item que auxilie na higiene pessoal e do veículo. Cada motorista parceiro terá direito a um reembolso, mediante a comprovação de compra por nota fiscal. A condição para essa ajuda é que o funcionário seja ativo na plataforma e tenha feito no mínimo 50 viagens antes do dia 15 de março e tenha feito uma viagem durante o mês de março.

Opções de entrega de pedidos

Como muitas pessoas tem feito uso das entregas de comida, é possível deixar uma instrução no app do Uber Eats para pedir ao entregador que deixe o pedido na porta da residência.

A matéria entrou em contato com a assessoria da Uber para saber se a obrigatoriedade das máscaras vai valer no Brasil.