Fundadores do Instagram lançam ferramenta para rastrear avanço do coronavírus nos EUA

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 20/04/2020 às 14:34
Se funcionar, a máscara irá permitir o rápido diagnóstico da doença
Se funcionar, a máscara irá permitir o rápido diagnóstico da doença FOTO: Se funcionar, a máscara irá permitir o rápido diagnóstico da doença

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, criaram o Rt.live, uma ferramenta para rastrear o avanço do coronavírus nos Estados Unidos. O site apresenta a média de transmissões por pessoas infectadas pelo vírus.

Este é o primeiro projeto que Systrom e Krieger realizam juntos desde que saíram do Facebook. A plataforma permite que o avanço da doença seja monitorado em cada estado dos Estados Unidos e está disponível gratuitamente para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

O acesso é realizado pelo navegador, onde todos os gráficos são apresentados em uma página única. Ainda é possível acompanhar o avanço da doença por estados, regiões e semanas, graças aos filtros disponíveis na plataforma.

A mensuração é realizada pela unidade de medida “Rt”, que estima a média de transmissões por pessoas portadoras do novo coronavírus. Segundo a plataforma, “valores acima de 1,0 significam que devemos esperar mais casos nessa área, valores abaixo de 1,0 significam que devemos esperar menos”.

Systrom explica que espera ajudar a população com o Rt.live, especialmente durante o afrouxamento de medidas de isolamento social. O co-fundador do Instagram também afirma que não há pretensão de transformar a plataforma em uma empresa. A plataforma já está no ar e pode ser acessada pelo endereço “rt.live”.

Com informações da Bloomberg e Tecnoblog