publicidade
31/03/20
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Em meio à pandemia, Google cancela sua tradição no Dia da Mentira

31 / mar
Publicado por Manuela Figueredo em Aplicativos às 11:22

O clima para pegadinhas neste 1º de abril está diferente este ano. Isto porque é perigoso mentir quando já se tem uma avalanche de notícias falsas durante uma pandemia agressiva como a do novo coronavírus. Entre os vários eventos cancelados no mundo por causa da covid-19, o Google também cancelou “mais um”: sua tradição no Dia de Mentira.

A companhia ficou popular pelas brincadeiras a partir de 2005, quando anunciou uma bebida fictícia chamada Google Gulp. Desde então, pegadinhas do tipo vinham sendo realizadas todos os anos pela companhia, com o tradutor para animais na ferramenta de tradução ou o “photobomb” com celebridades. Entretanto, a brincadeira será interrompida em 2020.

De acordo com um e-mail interno obtido pela Business Insider, a empresa cancelou seus projetos centrais para piadas de 1° de abril e pediu que equipes também cancelassem as piadinhas que estavam planejando, fossem elas destinadas ao público em geral ou aos próprios funcionários, “em respeito a todos que estão lutando na pandemia de covid-19”.

“Vamos deixar as piadas para o próximo abril, que com certeza será muito mais brilhante do que este. Nós já paramos todos os esforços centralizados de 1° de abril mas entendemos que possam haver projetos menores dentro dos times e que não sabemos. Por favor, descubram esses esforços e tenham certeza que seus times parem com qualquer piada que possam ter planejado — internamente ou externamente”, disse Lorraine Twohill, diretora de Marketing, em e-mail a gerentes da empresa. “Nosso maior objetivo agora é ajudar as pessoas, então vamos guardar as piadas para o próximo abril, que será sem dúvida muito mulher do que este”, completou.

Em um momento delicado como esse, espalhar mentiras, mesmo que seja como brincadeira, pode ser nocivo para quem realmente precisa de informações precisas, sobretudo, em uma pandemia.

Ações contra o coronavírus

O Google, assim como outras empresas, também tem buscado maneiras de enfrentar a pandemia de coronavírus. A gigante de tecnologia está com funcionários trabalhando remotamente e também anunciou pacote de auxílio para pequenas empresas no valor de US$ 800 milhões.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada


FECHAR