publicidade
30/03/20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio a pandemia, websérie voltada a profissionais de tecnologia oferece oportunidades

30 / mar
Publicado por Manuela Figueredo em CIÊNCIA às 7:54

Com o avanço da pandemia da covid-19 no mundo, são cada vez mais frequentes as recomendações para que as pessoas fiquem em casa como um esforço para diminuir a velocidade da propagação do coronavírus. Pensando nisso, a Digital Innovation One, ecossistema de open education do Brasil para desenvolvedores de software, e o Meu Futuro Digital desenvolveram a série de bate-papos Working in Tech, criada para que, sem sair de casa, interessados e atuantes na área de tecnologia sejam apresentados às grandes oportunidades de trabalho no setor e tenham acesso a cases práticos de como é possível criar uma carreira profissional de sucesso em desenvolvimento de software.

A primeira sessão da Working in Tech será realizada com transmissão ao vivo pela internet, nesta terça-feira, dia 31 de março, a partir das 13h e terá a participação de Regina Acher (Laboratoria), Rodrigo Akira (Google), Miro Lima (Facebook), Marco Santos (Meu Futuro Digital/GFT) e Iglá Generoso (Digital Innovation One). Interessados em participar e receber toda a programação devem fazer a sua inscrição gratuita pelo site: https://digitalinnovation.one/projetos/working-tech.

Composta por nove sessões, a série contará com a participação de lideranças de empresas como Google e Facebook, também de desenvolvedores de software e recrutadores de talentos de multinacionais, que compartilharão aspectos técnicos e comportamentais de processos seletivos, dando dicas de como os profissionais devem construir adequadamente um portfólio de projetos, se preparar para entrevistas e conhecerem componentes culturais de um ambiente corporativo.

Oxigenando as oportunidades na tecnologia

De acordo com Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One, a covid-19 trouxe grandes desafios para a sociedade, porém um novo mercado de tecnologia irá emergir, com maior exigência de protagonismo na aprendizagem contínua e nova cultura de trabalho, gerando uma grande janela de oportunidades. Para Marco Santos, fundador do Meu Futuro Digital, institutos e entidades governamentais com o propósito de transformar o Brasil para o futuro do trabalho, esta é uma forma de incentivar os profissionais a  se interessarem pela área de Tecnologia da Informação. “Diversas áreas da economia começam a sofrer um impacto negativo, porém há grandes oportunidades para jovens talentos que ainda estão na faculdade e pessoas de qualquer idade que desejam migrar para a carreira de desenvolvimento de software. Por isso, unimos grandes líderes da área para discutir como aumentar a renda familiar e conquistar sonhos por meio da tecnologia”, afirma.

A websérie Working in Tech discutirá ainda as melhores práticas para desenvolvimento de soft skills e os aspectos fundamentais do futuro no trabalho, temas que foram abordados em Davos 2020 pelo Fórum Econômico Mundial e que são a essência para uma evolução de carreira sustentável e competitiva.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada


FECHAR