Netflix estreia primeiro reality show brasileiro; será a nova aposta do streaming?

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 10/03/2020 às 16:40
The Circle Brasil estreia nesta quarta-feira (11)
The Circle Brasil estreia nesta quarta-feira (11) FOTO: The Circle Brasil estreia nesta quarta-feira (11)

Nesta quarta-feira (11) estreia o The Circle Brasil, primeiro reality show da Netflix com participantes brasileiros. Nele, os integrantes ficam confinados em apartamentos e são julgados pelos outros por meio do que postam em uma rede social. O formato, estreado com norte-americanos, foi um sucesso. Além dele, Casamento às Cegas, outro reality da gigante do streaming, também ganhou os holofotes. Será essa a nova aposta da Netflix?

O The Circle Brasil será apresentado pela atriz e influenciadora Giovanna Ewbank, com participantes desconhecidos que tentarão se aproximar, cativar e enganar uns aos outros. No final do jogo, o vencedor receberá R$ 300 mil. Já Casamento às Cegas trouxe participantes que estavam dispostos a se apaixonarem por quem nunca haviam visto, conversando com seus futuros pares por cabines. Com a premissa de que: o amor é realmente cego?.

Casamento às Cegas foi uma aposta que deu certo

Com estes dois realities, a Netflix segue em direção a uma possível ruptura do seu método convencional. Ao desviar a atenção exclusiva de filmes e séries e focar em conteúdos sem roteiros, ela foca em um nicho, até então, explorado pelas emissoras televisivas.

Aposta arriscada

As redes sociais chegaram para mudar toda a forma de interação entre consumidores e produtores de conteúdos. O público ganhou o poder de determinar o que fará sucesso e quais produções não terão futuro. Assim, criar conteúdos para se destacar em um mercado tão abrangente se tornou uma tarefa que requer reinvenção e adaptação.

É neste cenário que os reality shows se encaixam, já que, apesar de toda inovação nos métodos de assistir filmes e séries, o modelo ainda traz uma audiência grandiosa para os meios televisivos. É o caso do Big Brother Brasil, que este ano juntou famosos e anônimos em um confinamento e gera Topics Trends, memes e gif's diariamente.

Se a receita será compatível com a plataforma, ainda não sabemos. Mas que é uma aposta grande e arriscada, isso é.