Empoderadas: veja 8 filmes com protagonistas femininas para o celebrar o Dia Internacional da Mulher

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 04/03/2020 às 17:08
'Estrelas Além do Tempo' conta a história de três mulheres afro-americanas que tiveram papel fundamental na ida do homem ao espaço - Foto: Reprodução
'Estrelas Além do Tempo' conta a história de três mulheres afro-americanas que tiveram papel fundamental na ida do homem ao espaço - Foto: Reprodução FOTO: 'Estrelas Além do Tempo' conta a história de três mulheres afro-americanas que tiveram papel fundamental na ida do homem ao espaço - Foto: Reprodução

Neste domingo, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e nada mais justo do que passar essa data tão importante assistindo mulheres inspiradoras nas telonas e na vida real. Por isso, prepara a pipoca e anota as dicas porque separamos histórias reais e ficcionais dignas de maratona de filmes.

Estrelas Além do Tempo

Em primeiríssimo lugar está Estrelas Além do Tempo que conta uma história praticamente desconhecida e quase inacreditável. O drama conta a trajetória de transformação e inovação de três mulheres afro-americanas que, na época da Guerra Fria, ajudaram os Estados Unidos a levar o homem para o espaço. No filme, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) precisam provar sua competência dia após dia, além de lidar com o preconceito arraigado tanto de gênero quanto de raça para ascender na hierarquia da NASA.

As Sufragistas

Outra história real para mostrar que não é só na ficção que as mulheres podem, devem e são protagonistas das suas próprias histórias. As Sufragistas tem um elenco de peso e conta a história do inicio do movimento feminista, além de mostrar um pouco do cenário desigual e opressor enfrentado pelas mulheres no início do século XX, na Inglaterra.

Que Horas Ela Volta?

Claro que nessa lista tinha que ter um nome nacional e Que Horas Ela Volta? ocupa essa posição com maestria. O filme conta a história de Val (Regina Casé) uma pernambucana que trabalha como empregada para dar melhores condições de vida à sua filha. No entanto, sua vida começa a ser questionada quando sua filha resolve passar um tempo em São Paulo para prestar vestibular. É um daqueles filmes que nos fazem pensar e refletir sobre a forma como tratamos as pessoas e como a sociedade brasileira é formada.

A Dama de Ferro

A Dama de Ferro é a história da ex-Primeira Ministra Britânica Margaret Thatcher. Interpretada por Meryl Streep, o filme conta a história de 11 anos e meio em que Thatcher se manteve no cargo. Ela quebrou barreiras de gênero e classe, fazendo com que um mundo dominado pelos homens parasse para ouvir a sua voz, além de fazer com que fosse conhecida por governar a Inglaterra com punhos de ferro.

Jogos Vorazes

via GIPHY

A trilogia dirigida por Gary Ross traz uma mulher de atitude no centro da trama de ação. Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento, anual e mortal, entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Orgulho e Preconceito

Quem disse que nos romances, as ‘mocinhas’ são apenas frágeis, delicadas e sem lugar de fala? Orgulho e Preconceito, baseado na obra de Jane Austen – conhecida por suas mulheres fortes - , se passa em uma época na qual as mulheres eram obrigadas a casar com quem os pais determinavam. Elizabeth (Keira Knightley) e a irmã Jane (Rosamund Pike), no entanto, desafiam o estigma e optam por casar com quem amam.

Valente

via GIPHY

Animações também trazem mulheres fortes e inspiradoras. É o caso da jovem princesa Merida que foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a menina de cabelos ruivos não tem vocação para a vida de nobre, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, arco e flecha.

The Post - A guerra secreta

O filme retrata a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referentes à Guerra do Vietnã. Na ocasião, Katharine Graham, primeira diretora mulher do jornal The Washington Post, se alia ao editor Ben Dradlee com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas.