Falha em aplicativo da Samsung expõe dados de usuários

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 26/02/2020 às 9:03
Foto: Pixabay
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Com informações do site The Register

A Samsung admitiu que um pequeno número de usuários teve os dados pessoais expostos após uma estranha notificação "1"  no aplicativo Find My Mobile, na semana passada. A empresa afirmou ao The Register que menos de 150 clientes foram afetados com a troca de dados dentro do aplicativo.

A exposição foi bastante perigosa. Nos campos onde estariam os informações do dono do aparelho, aparecem o número de telefone, as compras recentes, endereço de e-mail, endereço de entrega dos produtos e até mesmo os quatro últimos dígitos do cartão de crédito. No Reddit, algumas pessoas comentaram que depois do incidente, foram até o Shop Samsung, que é um aplicativo que reúne produtos da marca coreana e faz a venda deles, e notaram que os dados pessoais que estavam lá eram de outras pessoas.

O acontecimento também preocupa pois a misteriosa notificação faz parte de um um aplicativo incorporado nas distribuições Samsung Android. Os aplicativos de ações não podem ser desinstalados, a menos que alguém efetivamente limpe o telefone e instale um novo sistema operacional - desbloqueando o carregador de inicialização e reformatando com uma nova ROM personalizada de terceiros.

Em primeiro posicionamento, a Samsung explicou: "Um erro técnico resultou em um pequeno número de usuários que conseguem acessar dados de outro usuário. Assim que tomamos conhecimento do incidente, removemos a capacidade de logar na loja ou em nosso site até que o problema fosse resolvido". A marca asiática também garantiu que está entrando em contato com cada um da lista de pessoas afetadas.