Apple pode permitir mudança dos aplicativos padrões

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 21/02/2020 às 11:30
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

A Apple está considerando oferecer uma mão amiga aos seus aplicativos rivais em iPhones e iPads, após ser acusada de oferecer uma vantagem injusta aos seus produtos internos.

Segundo o site Bloomberg, a empresa está discutindo se deve permitir que os usuários escolham aplicativos de e-mail e navegador de terceiros como sua opção padrão nos dispositivos móveis da Apple, substituindo o navegador Safari da empresa e o aplicativo Mail. Além disso, a gigante da tecnologia também considera abrir seu alto-falante HomePod a serviços de música além do Apple Music.

Desde o lançamento da App Store, em 2008, a Apple sempre manteve a exclusividade dos seus próprios aplicativos. Ou seja, se um usuário clicar em um link da Web enviado a ele em um iPhone, ele será aberto automaticamente no Safari. Da mesma forma, se um usuário tocar em um endereço de e-mail, ele será enviado ao aplicativo Apple Mail sem a opção de mudar para outro programa de e-mail.

Homepod

A mesma situação também aconteceria com o HomePod. A Apple também está trabalhando para permitir que serviços de música de terceiros sejam executados diretamente. O Spotify e outros aplicativos de música de terceiros só podem transmitir de um iPhone ou iPad para o HomePod através da tecnologia AirPlay da Apple.  Abrir o HomePod para um serviço de música adicional pode ser um benefício para o produto.

Reclamações

O sistema fechado da Apple para proibir os usuários de definir aplicativos de terceiros como padrões foi questionado no ano passado durante uma audiência na Câmara dos Deputados dos EUA. Os legisladores pressionaram a questão de saber se os usuários do iPhone podem tornar os aplicativos que não são da Apple seus padrões em categorias, incluindo navegadores, mapas, e-mail e música.

Os rivais também já contestaram a hegemonia. O Spotify, por exemplo, abriu um processo contra a Apple na União Europeia para questionar a taxa de 30% sobre as receitas obtidas pela App Store. A empresa afirmou que a cobrança impede a competição limpa entre os serviços.

Acredita-se que se a Apple optar por avançar com as mudanças, elas poderão aparecer através da próxima atualização do software iOS 14 e da correspondente atualização do software HomePod.