Vulcão de gelo é encontrado nos Estados Unidos

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 20/02/2020 às 11:28
Foto: John Winkelman
Foto: John Winkelman FOTO: Foto: John Winkelman

Com informações do CNET

A primeira aparição de vulcões de gelo, como os conhecidos no planeta anão Ceres, aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos. O fenômeno apareceu junto com uma frente fria, que encheu de gelo as praias e lagos da região.

A informação foi compartilhada pelo twitter do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), mostrando imagens dos vulcões de gelo. “Foi um ótimo dia para visitar a praia e ver as ondas interagirem com o gelo”, escreveu o NWS Grand Rapids no último domingo (16).

O NWS Grand Rapids também postou uma imagem, em reply, que mostra o gelo em forma de cone com uma explosão de água escorregadia saindo do topo.  O gelo em forma de cone, que pode atingir alturas superiores a oito metros, libera a água gelada do rio por meio de um buraco aberto em seu topo.

A Universidade Tecnológica de Michigan explica como funciona o fenômeno: "Os cones começam a se formar na borda principal da plataforma de gelo à medida que se estende para o lago. Quando as ondas, impulsionadas por fortes ventos terrestres, se sentem no fundo, elas se formam e quebram no plataforma de gelo. Depois que a plataforma de gelo é construída, as ondas continuam a viajar sob o gelo e são forçadas a atravessar rachaduras e cones formados anteriormente".