Google avalia acordos com veículos de comunicação por conteúdos

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 18/02/2020 às 10:39
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Com informações da AFP

O Google iniciou conversas em busca de acordos para pagar a veículos de comunicação por seu conteúdo, depois de ser acusado de obter benefícios de notícias protegidas por direitos autorais, segundo fontes próximas ao assunto. As negociações entre o gigante americano da internet e as empresas de mídia, principalmente da França e de outras partes da Europa, estão em um estágio inicial.

Pagar pelas notícias seria uma ação diferente da prática da empresa, que extrai livremente da internet o material que mostra em seus resultados de pesquisa. Um acordo seria bem recebido pelas organizações de notícias que afirmam que o Google lucra com os anúncios ao lado de seus conteúdos, incluindo os trechos mostrados nos resultados da busca.

Contactado pela AFP na sexta-feira, o Google afirmou estar procurando novas maneiras de ajudar os editores.

Queremos ajudar as pessoas a encontrar jornalismo de qualidade: é importante ter uma democracia informada e ajudar a apoiar uma indústria de notícias sustentável. Nós nos preocupamos profundamente com isso e estamos conversando com parceiros e procurando outras maneiras de expandir nosso trabalho contínuo com editores, com base em programas como a Google News Initiative.

Richard Gingras, vice-presidente do Google Notícias

A gigante da tecnologia da Califórnia tem se mantido firme na decisão de não pagar pelos links dos artigos mostrados nos resultados da pesquisa e isso não representa uma mudança nessa posição, disseram fontes próximas à AFP. O proprietário do mecanismo de pesquisa argumentou que direciona o tráfego para sites de notícias e, portanto, ajuda a mídia a obter receita com publicidade.

O Google News Initiative trabalha com editores para incentivar leitores e assinaturas pagas. Já o Facebook, que recebeu críticas semelhantes, lançou uma "área de notícias" com conteúdo produzido profissionalmente no ano passado, um passo na rede social para promover o jornalismo e superar sua reputação como plataforma de desinformação. Se espera que o Facebook pague a algumas das organizações de notícias, segundo relatos, milhões de dólares em alguns casos.

O Google informou no ano passado que não pagaria à mídia europeia pelo uso de artigos, fotos e vídeos em suas buscas na França, o primeiro país a ratificar a diretiva de direitos autorais, o que aumenta a possibilidade de ação legal.