Dicas de segurança digital para curtir o Carnaval sem preocupações

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 17/02/2020 às 16:13
Segurança digital é importante durante a folia - Foto:  PixaBay
Segurança digital é importante durante a folia - Foto: PixaBay FOTO: Segurança digital é importante durante a folia - Foto: PixaBay

Distraídos pelo embalo das marchinhas e do clima de alegria do Carnaval, muitos foliões esquecem de dicas simples para evitar golpes físicos e digitais. Por isso, separamos alguns sugestões para evitar que você fique mais suscetível a cair em fraudes ou tenha transtornos desnecessários durante a folia. Confira:

via GIPHY

>> Aplicativos que vão facilitar sua vida no Carnaval 

- Não esqueça o bloqueio

Pode parecer besteira, mas muitas pessoas não usam senhas ou códigos para bloquear seus celulares. Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, quase 2 em cada 10 brasileiros não bloqueiam seus aparelhos com uma senha ou digital. A proteção é importante porque caso o dispositivo seja roubado, o criminoso não terá acesso a toda a vida digital da vítima.

 

- Dupla autenticação

Alguns aplicativos permitem a dupla autenticação. Nela, para reconectar a conta é preciso colocar um código pessoal, o que torna ainda mais difícil que alguém se passe por você. Caso você use um app de geração de autenticação única (OTP), como o Google Authenticator, lembre-se de desativá-lo também.

- Cuidado com as senhas

Retirar senhas salvas do dispositivo, pelos menos durante a folia, também é uma alternativa. As senhas automáticas facilitam que outras pessoas entrem em redes sociais e aplicativos de banco, e-mails, cartões e entre outros.

- Saiba o seu IMEI

Você sabe o que é IMEI? É um número que funciona como um identificador global e único do seu celular. Ele pode ser consultado na caixa, no adesivo na bateria ou nas configurações do aparelho. Com ele, o usuário consegue bloquear o aparelho ligando para operadora, bem como registrar um boletim de ocorrência. Além disso, esse número também serve para que, caso encontrem o celular, a polícia possa devolvê-lo. Em Pernambuco, o Programa Alerta Celular é uma opção para quem perde ou tem o aparelho furtado/roubado. O cadastro é simples e tem como principal localizador o IMEI do celular. Com ele, é possível que o celular seja encontrado e devolvido. Para cadastrar basta acessar o site https://www.alertacelular.sds.pe.gov.br/

- Wi-Fi gratuito, pode?

Pode, mas com muito cuidado. Às vezes não dá para esperar chegar em casa para postar aquela foto babadeira de Carnaval. Aí sobra recorrer ao Wi-Fi gratuito, mas para isso é preciso ter alguns cuidados. Não utilize páginas web que peçam suas informações ou credenciais, como Facebook, Twitter, banco, pois caso a página não esteja protegida qualquer pessoa conectado na mesma rede sem fio poderá roubar seu login e senha. É recomendável ter um VPN, sigla em inglês para “Rede Virtual Privada”, que cria uma conexão segura entre você e a outra rede de internet.

- Nada de USB para carregar o celular

É normal ficar sem bateria ao fim do dia. Se você precisar carregar o dispositivo, leve um carregador portátil ou use a fonte de energia. A conexão via USB, além da função de carregamento, permite a transferência de dados e você nunca saberá se há algum dispositivo conectado do outro lado querendo roubar seus dados.