publicidade
12/02/20
A velocidade esperada no momento em que o asteroide se aproxima da Terra é de 57.240 km/h
A velocidade esperada no momento em que o asteroide se aproxima da Terra é de 57.240 km/h

Nasa alerta que asteroide gigante passa perto da Terra neste sábado

12 / fev
Publicado por Larissa Lira em Astronomia às 16:00

Neste sábado (15), um asteroide passará próximo da Terra. O 2002 PZ39 estará a uma distância de 5,77 milhões de quilômetros, considerado um raspão em distâncias cósmicas. A informação foi reportada pela Nasa nesta quarta-feira (12) que ainda declarou que o asteroide apresenta proporções assustadores, medindo entre 440 e 990 metros.

via GIPHY

 

Segundo o Daily Express, a agência espacial também alertou que uma colisão seria catastrófica, já que a velocidade esperada no momento em que o asteroide se aproxima da Terra é de 57.240 km/h. Ela classificou o 2002 PZ39 como NEO (Near-Earth Object), uma categoria de elementos que passam pela Terra em uma distância considerada “perigosa”.

“Consideramos prudente concentrar esforços para analisar esses elementos, estimar seus tamanhos, composições, estruturas e manter um olho fixo em suas trajetórias futuras.”, afirmou a agência.

Apesar de esperar uma “passagem próxima”, a Nasa alega que as chances do 2002 PZ39 colidir com a Terra são extremamente baixas. A agência informou, contudo, que uma colisão teria consequências globais. Após passar pelo nosso planeta, o asteroide gigante vai seguir seu caminho no Sistema Solar e seguir para Vênus onde deve chegar em 2034. Espera-se que ele passe novamente pela Terra no mesmo ano, no dia 25 de agosto.

Eventos astronômicos 

Para quem gosta de observar os astros, separamos uma lista dos eventos astronômicos que acontecerão em 2020.


FECHAR