Em homenagem às mulheres na ciência, bióloga vira personagem da Turma da Mônica

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 11/02/2020 às 17:00
Neiva Guedes é responsável por tirar as araras-azuis da lista de animais em extinção
Neiva Guedes é responsável por tirar as araras-azuis da lista de animais em extinção FOTO: Neiva Guedes é responsável por tirar as araras-azuis da lista de animais em extinção

 

A bióloga, pesquisadora e professora Neiva Guedes ganhou um card retratando-a como uma personagem da Turma da Mônica. A homenagem é para comemorar o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, que é celebrado nesta terça-feira (11).

A nova personagem integra o projeto Donas da Rua da Ciência, criado pelo Mauricio de Sousa Produções para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. Marie Curie, Ada Lovelace, Bertha Lutz, Katherine Johnson e Katie Bouman são algumas cientistas que já foram homenageadas pelo projeto.

Neiva Guedes se une a este seleto grupo por ser a responsável por tirar as araras-azuis da lista de animais em extinção. A conservacionista estudou a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza. Desta forma, esses animais voltaram a ser comuns e abundantes em várias regiões do pantanal e do estado do Mato Grosso do Sul.

O projeto Donas da Rua visa empoderar meninas e mulheres

Donas da Rua

O Donas da Rua foi criado em 2006 para fomentar o empoderamento de meninas e conta com o apoio institucional da ONU Mulheres. No projeto, mulheres importantes para história, ciência e artes são retratadas para inspirarem meninas e mulheres a serem suas próprias heroínas. Confira: