IGTV testa dividir lucro com criadores de conteúdo

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 10/02/2020 às 11:15
A monetização deve atrair mais criadores de conteúdo e, consequentemente, mais usuários ao IGTV. Foto: Reprodução
A monetização deve atrair mais criadores de conteúdo e, consequentemente, mais usuários ao IGTV. Foto: Reprodução FOTO: A monetização deve atrair mais criadores de conteúdo e, consequentemente, mais usuários ao IGTV. Foto: Reprodução

O futuro incerto do IGTV pode estar prestes a mudar. O Instagram confirmou ao TechCrunch que prototificou internamente um programa de parceria que permitiria aos criadores de conteúdo ganhar dinheiro exibindo anúncios junto aos seus vídeos.

Segundo o site, o programa poderia funcionar de maneira semelhante ao Facebook Watch, onde os produtores de vídeo obtêm 55% da receita com os "Ad Breaks" inseridos no meio de seu conteúdo. Não há nenhuma definição sobre qual seria a divisão, mas como o Facebook costuma exibir os seus anúncios em todos os seus aplicativos por meio das mesmas interfaces de compra, ele pode se ater a essa abordagem.

Os usuários poderão verificar se estão aptos a exibirem anúncios em seus vídeos pela área do Programa de Parceiros do Instagram, que terá algumas regras para os participantes. "Você pode ganhar dinheiro exibindo anúncios curtos em seus vídeos. Quando você monetiza no IGTV, você concorda com as políticas do Programa de Parceiros", indica um aviso ainda oculto no aplicativo.

Monetização do IGTV. Foto: Reprodução/TechCrunch

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, também confirmou, pela sua conta do twitter, que o Instagram estava explorando a ideia.

Histórico do IGTV

Até então,  o único suporte financeiro oferecido aos criadores do IGTV é o reembolso dos custos de produção para algumas celebridades. Mas ainda assim, há restrições. A celebridades contratadas, por exemplo, não podem fazer quaisquer menções políticas, sociais ou sobre eleições. A falta de retorno fez com que os criadores não explorassem muito a plataforma, gerando também menos engajamento do público (apenas 1% dos usuários do Instagram baixaram o aplicativo do IGTV).

Recentemente, o MundoBit informou que o botão que levava o usuário ao conteúdo veiculado pelo IGTV, a partir da tela inicial do aplicativo, tinha sido removido. Essa opção era uma das tentativas de aumentar o uso da plataforma, mas não surtiu o efeito esperado.

Para especialistas, um dos principais fatores para a baixa do IGTV é a falta de rentabilidade. Ao que parece, o aplicativo está se atentando para isso agora. A monetização deve atrair mais criadores de conteúdo e, consequentemente, mais usuários para a plataforma.