Erro do Google Fotos envia vídeos privados para usuários desconhecidos

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 05/02/2020 às 18:01
Usuários receberem vídeos privados de outras pessoas ao fazerem backups de seus arquivos
Usuários receberem vídeos privados de outras pessoas ao fazerem backups de seus arquivos FOTO: Usuários receberem vídeos privados de outras pessoas ao fazerem backups de seus arquivos

Já imaginou ter um vídeo privado seu em algum celular pelo mundo? Pois bem, foi isso que aconteceu com alguns usuários do Google Fotos entre 21 e 25 de novembro do ano passado. O Google informou nessa segunda (3) que o seu serviço de backup Takeout, que permite que as pessoas baixem seus dados armazenados em nuvem, foi afetado por um “problema técnico” e que isso resultou no compartilhamento de vídeos privados com usuários desconhecidos.

A notícia boa é que quem não utilizou o serviço nesse período não teve seus arquivos trocados. O e-mail do Google que alerta os usuários sobre o erro não fornece detalhes de quantas pessoas foram afetadas e nem a quantidade de vídeos individuais que foram distribuídos incorretamente. O gigante das pesquisas corrigiu o problema após cinco dias e segundo o site 9 to 5 Google menos de 0,01% dos usuários foram afetados.

O Google Fotos tem mais de 1 bilhão de usuários, portanto, mesmo uma pequena porcentagem afetará um número significativo de pessoas. O Google se desculpou "por qualquer inconveniente que isso possa ter causado" e disse que irá fazer uma análise aprofundada para que isso não aconteça novamente.