Pagamento via Whatsapp é confirmado para o Brasil em 2020

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 31/01/2020 às 9:53
 Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Com informações do site Mobile Time

Ferramenta já testada por 1 milhão de pessoas na Índia, o Whatsapp Payments chega ao Brasil. O CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou que pretende lançar oficialmente o serviço ainda este ano, durante conferência com investidores sobre o resultado financeiro do quarto trimestre de 2019.

“Nós vamos focar em diversas localidades onde o WhatsApp é mais forte: países como Índia, México, Brasil e Indonésia”, afirmou o executivo. No Brasil, o aplicativo realmente tem força. Segundo a última edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre apps de mensagens, o WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones brasileiros e, ainda, a mesma porcentagem acessa o WhatsApp todo dia ou quase todo dia.

Whatsapp Payments. Foto: Reprodução

Como funciona

A solução de pagamentos usará o Facebook Pay, uma estrutura mais perto do formato tradicional de meios de pagamentos, que permite enviar dinheiro no Messenger e no Marketplace. "Você só precisa inserir seu cartão de crédito uma vez e, em seguida, pode usá-lo [o WhatsApp Payments] para ter uma experiência de pagamento mais rápida nos outros aplicativos", explica o CEO.

Os usuários poderão usar o aplicativo para fazer transferências para seus contatos e empresas que estão cadastradas no WhatsApp Business. O recurso permitirá transferências aproveitando os sistemas já oferecidos pelos países. Na Índia, o sistema de pagamento peer-to-peer (em português, ponto-a-ponto) utilizado é o UPI (Interface de Pagamentos Unificados), sendo um sistema instantâneo de pagamento em tempo real desenvolvido pela Corporação Nacional de Pagamentos da Índia, que basicamente facilita transações interbancárias. Já no Brasil, é utilizado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).