Evento mundial para criação de jogos terá participação de jovens do Instituto JCPM

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 30/01/2020 às 15:49
O evento acontece simultaneamente em pólos físicos localizados em mais de 100 países  - Foto: Divulgação
O evento acontece simultaneamente em pólos físicos localizados em mais de 100 países - Foto: Divulgação FOTO: O evento acontece simultaneamente em pólos físicos localizados em mais de 100 países - Foto: Divulgação

Jovens do Pina e de Brasília Teimosa vão participar, neste final de semana, da Global Game Jam (GGJ) 2020, um evento mundial para criação de jogos. O evento tem temáticas definidas a partir de desafios lançados para participantes do mundo todo e acontece simultaneamente em pólos físicos localizados em mais de 100 países. O Instituto JCPM será um dos quatro polos de Pernambuco a receber a GGJ.

A Global Game Jam funciona como uma maratona de desenvolvimento focada em jogos digitais ou analógicos com um único tema global. A ideia é juntar pessoas de formações diversas para compartilhar suas experiências no processo criativo de criar um jogo em 48 horas.

O polo do IJCPM foi batizado de Mangrove, em referência a uma empresa composta por jovens do Instituto e que já está atuando no mercado. Lá será disponibilizado o LAB de Ideias, espaço com toda tecnologia necessária para os 20 participantes inscritos desenvolverem seus jogos. O objetivo maior da competição é fomentar a criatividade, colaboração e experimentação.

Mundo Digital

O IJCPM tem atuado na formação de jovens para o mercado de tecnologia. Em 2019, lançou o Mundo Digital, um programa de qualificação e inserção, feito em parceria com o SoftexRecife, e que visa preparar jovens do Pina e de Brasília Teimosa para atuarem com Desenvolvimento de Games (programação) e Design Gráfico. Os inscritos contam com toda estrutura para formação e para desenvolvimento de projetos, além de um ambiente voltado para estimular o empreendedorismo e formação de iniciativas independentes.