Na luta contra o bullying, Instagram fiscaliza e notifica legendas ofensivas

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 16/12/2019 às 18:58
Segundo a rede social, o aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que é permitido na plataforma
Segundo a rede social, o aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que é permitido na plataforma FOTO: Segundo a rede social, o aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que é permitido na plataforma

O Instagram está em um combate contra o bullying em sua plataforma. Nesta segunda-feira (16), a rede social divulgou seu novo recurso em seu Centro de Informações. A ferramenta utilizará Inteligência Artificial (IA) para fiscalizar e notificar os usuários que façam legendas consideradas ofensivas antes mesmo que a foto ou o vídeo seja publicado no feed.

“Como parte de nosso compromisso de longo prazo de liderar a luta contra o bullying online, desenvolvemos e testamos a IA que pode reconhecer diferentes formas de bullying no Instagram”, explica o comunicado.

As legendas ofensivas serão notificadas por meio de Inteligência Artificial

No começo do ano, a plataforma lançou um recurso parecido que notificava as pessoas quando seus comentários eram considerados ofensivos antes de serem publicados. “Os resultados foram promissores e descobrimos que esses tipos de cutucadas podem incentivar as pessoas a reconsiderarem suas palavras quando tiverem uma chance”, assegurou a plataforma.

Com a atualização, quando alguém escrever uma legenda para um post em seu feed, a IA detectará que a legenda tem um potencial ofensivo. Assim, o usuário receberá um aviso informando que sua legenda é semelhante à reportada por bullying. Daí caberá ao usuário editar as legendas.

Segundo a rede social, o aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que é permitido na plataforma. Para começar, esse recurso será lançado em países selecionados e irá se expandir globalmente nos próximos meses.