Google Maps agora te ajuda a descobrir e aproveitar o melhor do Recife

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 27/11/2019 às 15:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), o Google Maps apresentou seus mais novos recursos para a cidade do Recife, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Agora, a plataforma ajuda o usuário a explorar e descobrir lugares, eventos e serviços ao seu redor. Sem contar com o recurso de trânsito em tempo real, que estará disponível em algumas semanas.

Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, o Maps passou de uma ferramenta de geolocalização para um aplicativo que também ajuda as pessoas a explorar os arredores e encontrar programas e atividades com sugestões personalizadas. É possível, por exemplo, usar a plataforma para marcar um horário no salão de beleza, reservar um hotel, fazer planos em grupo, checar se um local está muito movimentado, conhecer os pratos mais populares de um restaurante e muitas outras características.

“Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer. Recentemente, lançamos a aba “Para Você” e apresentamos novas maneiras de ajudar as pessoas a encontrarem eventos e lugares para comer onde quer que estejam”, conta André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps. Ele também destaca o recurso “Combina” que utiliza aprendizado de máquina para mostrar ao usuário o quanto um restaurante combina com o perfil dele.

O Maps permite ainda que as pessoas compartilhem sua lista de lugares favoritos com amigos e outros usuários. A partir dessas listas de lugares salvos, descobriu-se que o recifense adora uma pizza, mais até do que frutos do mar que vem logo em seguida nas buscas. A pesquisa também revelou os lugares que despertam maior interesse das pessoas que usam o recurso na região como a Praça do Marco Zero, o Instituto Ricardo Brennand, o Cais do Sertão e a Arena de Pernambuco.

Tudo o que você não sabia sobre o Google Maps

Com mais de 220 países e territórios mapeados e centenas de milhões de empresas e lugares no mapa, o aplicativo Google Maps faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros.

Apesar de ser referência quando o assunto é geolocalização, muitas pessoas desconhecem as diversas funções que o aplicativo oferece além de auxiliar nas melhores rotas. Confira dicas para usar o app e explorar sua cidade.

Planejar em grupo

Encontrar os amigos nem sempre é uma tarefa fácil. Há aqueles que não gostam de pizza, de carne, os que são veganos e até aqueles que nunca encontram tempo. Mas, dentro do próprio Google Maps, é possível criar uma lista de lugares para ir e compartilhar com os seus amigos. Rapidamente é possível decidir onde todos irão se encontrar.

Para Você

No Google Maps também dá pra acompanhar as novidades da região na aba chamada “Pra Você”. Nela você encontra sugestões de restaurantes, pode seguir lugares que você gosta de frequentar para saber as novidades. Você também fica sabendo de lugares recém-inaugurados no seu bairro ou outros bairros que escolher seguir. Ótimo para quem adora viajar e não planeja um roteiro antes.

Combina

A função Combina ajuda o usuário a encontrar os lugares que ele vai gostar. Você pode selecionar alguns tipos de culinária que mais gosta e o Maps também vai “aprendendo” seu gosto de acordo com as suas avaliações e com os lugares que você seleciona como favoritos.

Segurança em primeiro lugar

Muitas vezes você está atrasado para um evento ou quer garantir que está tudo bem em seu percurso, então, nada melhor do que compartilhar sua localização em tempo real. Toque no ícone que mostra onde você está. Desta vez, toque em “Compartilhar seu local”. Escolha por quanto tempo a localização estará ativa e escolha para quem e como vai enviar. As pessoas saberão onde você está, quanto tempo falta para você chegar, e, acima de tudo, sabe que você está a salvo de qualquer ameaça.

Combinações

Além de informações em tempo real sobre transporte público e individual, uma nova função do Maps permite que o usuário combine meios de transporte conforme sua preferência e visualize o custo e tempo total do percurso. É possível ver ainda a incidência de trânsito na rota e o tipo de viagem disponível (compartilhada ou econômica). Assim, para chegar ao destino desejado, o usuário poderá combinar os tipos de transporte: serviço de carro por aplicativo, como Uber, Cabify, 99, etc, até uma estação de ônibus, trem ou metrô, por exemplo. Essa funcionalidade está sendo implementada em smartphones Android e iOS em 30 países. O recurso de bicicletas e patinete ainda não tem previsão para ser lançado no Brasil.