Google Stadia chega para inovar o mundo dos games

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 19/11/2019 às 18:01
Com o serviço, os gamers poderão jogar com alta qualidade gráfica apenas conectando a internet, sem depender de um console ou PC moderno para isso
Com o serviço, os gamers poderão jogar com alta qualidade gráfica apenas conectando a internet, sem depender de um console ou PC moderno para isso FOTO: Com o serviço, os gamers poderão jogar com alta qualidade gráfica apenas conectando a internet, sem depender de um console ou PC moderno para isso

O Google lançou, nesta terça-feira (19), nos Estado Unidos, o Stadia, seu serviço de games na nuvem. O streaming funciona como uma “Netflix de jogos” e visa inovar a forma como os usuários jogam.

Com o serviço, os gamers poderão jogar com alta qualidade gráfica apenas conectando a internet, sem depender de um console ou PC moderno para isso. Diferente das concorrentes, o serviço faz o processamento à distância, nos servidores do Google, e transmite o game jogável para os assinantes, que podem acessar por meio do navegadores dos computadores ou celulares.

Essa tecnologia não é novidade e já existe há alguns, no entanto a necessidade de uma conexão de internet acima da média e problemas com o tempo de resposta entre o controle e o jogo são um dos motivos que impedem a popularização do serviço. O Google, no entanto, quer provar que esses problemas são superáveis.

A Empresa promete que uma velocidade mínima de 10 MB já faz com que o streaming do Stadia funcione a 720p, 60 frames por segundo e som estéreo. Ainda assim, a velocidade recomendada pelo Google é de 35 MB, que faz com que os jogos rodem em resolução 4K, 60 frames por segundo e com som surround 5.1.

O serviço está disponível apenas no pacote Premiere Edition, que custa 129 dólares (cerca de R$ 545) e foi esgotada rapidamente no mercado norte-americano. O pacote vem com um controle, o Chromecast Ultra para acessar o sistema na televisão e uma assinatura de três meses do Stadia Pro.

A novidade ainda não chegou no Brasil, apenas nos Estados Unidos, Canadá e outros países como Bélgica, Finlândia e França O Google planeja expandir a cobertura da plataforma com o tempo, mas ainda não determinou um cronograma de lançamento.