Alunos do IFPE vencem prêmio nacional do Startup in School Google

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 14/11/2019 às 12:03
Da esquerda para a direita: estudantes Amanda Arruda, Fábio Lima, João Victor Senna, Sofia Ribeiro e Abinadabe Ferreira, premiados pelo Google em São Paulo. Foto: Divulgação/IFPE
Da esquerda para a direita: estudantes Amanda Arruda, Fábio Lima, João Victor Senna, Sofia Ribeiro e Abinadabe Ferreira, premiados pelo Google em São Paulo. Foto: Divulgação/IFPE FOTO: Da esquerda para a direita: estudantes Amanda Arruda, Fábio Lima, João Victor Senna, Sofia Ribeiro e Abinadabe Ferreira, premiados pelo Google em São Paulo. Foto: Divulgação/IFPE

Estudantes do Campus Recife do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) venceram, nesta quarta-feira (13), a etapa final do Startup in School Google, a maior competição de empreendedorismo tecnológico para escolas do Ensino Médio do Brasil, em São Paulo (SP), onde fizeram apresentações a jurados.

A equipe do IFPE foi formada por seis estudantes: Amanda Arruda, do Curso Técnico em Edificações, Sofia Ribeiro, de Química industrial, e Abinadabe Ferreira, Carlos Silva, Fábio de Lima e João Victor Senna, de Eletrônica. A professora de língua espanhola Carol Bello acompanhou a equipe na competição. O desafio era desenvolver um protótipo de Startup que resolvesse um problema social da cidade (@auxilium.app).

Para chegar até a fase nacional, o grupo se classificou após ter vencido a fase regional, com a apresentação do projeto “Auxilium”. “É um aplicativo de impacto social, com a função de ajudar pessoas que estão em vulnerabilidade. Quem estiver nesse cenário, pode solicitar ajuda e haverá pessoas dispostas a ajudá-las, sem passar por outros meios burocráticos. Nosso objetivo é facilitar esse contato”, afirma a estudante Amanda Arruda.

Para Sofia Ribeiro, do curso de Química Industrial, a oportunidade de aproximação com a tecnologia foi fundamental.“Nunca fui muito ligada na área de tecnologia, mas agora sim. Aprendemos em relação ao empreendedorismo, criação de ideias, desenvolvimento do nosso negócio, agrega tanto na vida pessoal quanto profissional”, diz.

Após a premiação, o grupo vencedor ganhará, em breve, três meses de mentoria de pré-aceleração da Startup criada. Isso será promovido pela empresa “Ideias de Futuro” em parceria com o Google.

A professora Carol Bello definiu como relevante a participação do Campus num evento desse porte. “Comprova a relevância do Campus Recife e seu lugar de destaque dentro da Rede Federal de ensino. Essa oportunidade faz com que os estudantes coloquem em prática os seus talentos”, destaca.