publicidade
29/10/19
O Google diz que a inovação  é o “maior salto do produto nos últimos cinco anos e um dos maiores para história da pesquisa” -  Foto: PixaBay
O Google diz que a inovação é o “maior salto do produto nos últimos cinco anos e um dos maiores para história da pesquisa” - Foto: PixaBay

Subindo o nível: Google muda algoritmo para entender melhor as buscas

29 / out
Publicado por Larissa Lira em INOVAÇÃO às 17:07

O Google anunciou, na última sexta-feira (25), uma mudança no algoritmo de seu buscador. A partir de agora, ele passará a entender melhor o contexto dos termos inseridos nas pesquisas para apresentar resultados mais relevantes.

Essa melhoria é possível com a implantação de uma técnica baseada em uma rede neural para processamento de linguagem chamada de Representações de Codificador Bidirecional, ou BERT (sigla em inglês). O Google diz que é o “maior salto do produto nos últimos cinco anos e um dos maiores para história da pesquisa”, além de afirmar que a mudança na forma de interpretar as pesquisas representará um avanço para os bilhões de buscas feitas diariamente.

Em sua demonstração, a empresa usou como exemplo uma busca que pergunta se brasileiros precisam de visto ao viajar para os Estados Unidos. Até então, o algoritmo daria pouca importância à preposição “para” e indicaria resultados sobre viagens dos EUA ao Brasil.

Outro exemplo indica uma pesquisa de quem tem dúvidas sobre a possibilidade de retirar medicamentos vendidos sob prescrição médica para alguém. Sem o BERT, o algoritmo não se concentraria no “alguém” e mostraria resultados gerais sobre receitas médicas.

O BERT começou a ser usado para buscas em inglês, mas será levado para outros idiomas no futuro. De acordo com o Google, nas buscas em português, ele já está sendo usado para melhorar os snippets, quadros com informações relevantes que aparecem em algumas pesquisas.


FECHAR