
Subindo o nível: Google muda algoritmo para entender melhor as buscas
O Google anunciou, na última sexta-feira (25), uma mudança no algoritmo de seu buscador. A partir de agora, ele passará a entender melhor o contexto dos termos inseridos nas pesquisas para apresentar resultados mais relevantes.
Essa melhoria é possível com a implantação de uma técnica baseada em uma rede neural para processamento de linguagem chamada de Representações de Codificador Bidirecional, ou BERT (sigla em inglês). O Google diz que é o “maior salto do produto nos últimos cinco anos e um dos maiores para história da pesquisa”, além de afirmar que a mudança na forma de interpretar as pesquisas representará um avanço para os bilhões de buscas feitas diariamente.
Em sua demonstração, a empresa usou como exemplo uma busca que pergunta se brasileiros precisam de visto ao viajar para os Estados Unidos. Até então, o algoritmo daria pouca importância à preposição “para” e indicaria resultados sobre viagens dos EUA ao Brasil.
Outro exemplo indica uma pesquisa de quem tem dúvidas sobre a possibilidade de retirar medicamentos vendidos sob prescrição médica para alguém. Sem o BERT, o algoritmo não se concentraria no “alguém” e mostraria resultados gerais sobre receitas médicas.
O BERT começou a ser usado para buscas em inglês, mas será levado para outros idiomas no futuro. De acordo com o Google, nas buscas em português, ele já está sendo usado para melhorar os snippets, quadros com informações relevantes que aparecem em algumas pesquisas.