Pernambucano recebe prêmio em Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 18/10/2019 às 18:24
Mateus Lins na apresentação do trabalho na manhã desta quinta-feira (17)
Mateus Lins na apresentação do trabalho na manhã desta quinta-feira (17) FOTO: Mateus Lins na apresentação do trabalho na manhã desta quinta-feira (17)

Estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mateus Lins recebeu na última quinta-feira (17) o prêmio de melhor trabalho no V Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), na Bahia. O trabalho premiado é sobre a seleção de atributos para a detecção de phishing, termo originado do inglês fishing que tem a função de ‘’pescar’’ dados de usuários desavisados com mensagens aparentemente reais e, assim, cometer fraudes eletrônicas.

Essa seleção de atributos é uma forma de reduzir o tamanho da base de dados para que o custo computacional seja menor, porém sem alterações nos modelos estáticos do classificador. “Nesse trabalho propus uma seleção de atributos utilizando algoritmos existentes para reduzir o tamanho das bases e criar uma nova base que fornecesse resultados satisfatórios. Assim aconteceu. Os custos foram diminuídos e os modelos estáticos mantiveram-se altos para serem relevantes”, explica Mateus.

O tempo para produção do trabalho girou entre três e quatro meses com a orientação dos professores Pericles Miranda, da Rural, e Carlo Marcelo Revoredo, da Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo Mateus, a maior parte do tempo foi para aprender a utilizar os algoritmos e a outra de testes e experimentos.

O evento

A 8ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS) e o XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), neste ano, foram realizados em Salvador, na Bahia, de 15 a 18 de outubro de 2019.

A Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS) teve origem na combinação dos dois eventos científicos mais importantes do Brasil em Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Computacional (CI): o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial - SBIA e o Brasileiro Simpósio de Redes Neurais – SBRN. O Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) é um fórum nacional para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes para apresentar e discutir inovações, tendências, experiências, desenvolvimentos e trabalhos em andamento nas áreas de Inteligência Artificial e Computacional.