Twitter lança guia de alfabetização e boas práticas midiática

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 14/10/2019 às 15:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

 

Você já se pegou lendo ou divulgando uma notícia falsa nas redes sociais? Provavelmente sim. Por isso, o Twitter, em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA), lançou seu guia de alfabetização midiática. O objetivo do documento é instruir quem usa a rede social sobre questões como segurança digital, compartilhamento e recebimento de informações, entre outras boas práticas.

Em suas 34 páginas, o guia de alfabetização midiática expõe maneiras de utilizar as ferramentas do próprio Twitter para checar a veracidade das notícias ou legitimidade de um perfil. Além disso, instrui o usuário a questionar informações de origem duvidosa. Apesar de ter como foco principal o Twitter, o guia também reúne conselhos úteis para redes em geral.

O lançamento do guia acompanha outras medidas da rede social para promover boas práticas de uso. A implementação de um sistema simplificado de denúncias e o aumento da suspensão de perfis são algumas delas. O Brasil é o sexto país com maior número de usuários no Twitter, com pouco mais de 10 milhões de contas em 2018. A plataforma tem sido, nos últimos anos, utilizada para disseminação de notícias falsas e conteúdo ofensivo. Outro problema é o grande número de perfis robotizados, ou bots, que contribuem para espalhar informações falsas.

 

Informações: TechMundo