Apps de transporte privado reforçam inclusão de surdos na sociedade

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 26/09/2019 às 18:46
Avisos dados pela 99 aos motoristas surdos FOTO:

Trânsito pode ser algo estressante para muita gente. Trabalhar com ele então, ainda mais. Porém, não é assim que o tecnólogo de informática Bruno Pedrosa o enxerga. Motorista dos aplicativos Uber há 2 anos e do 99 há 7 meses, ele encontrou nos prestadores de serviços eletrônicos na área do transporte privado “uma vocação” e forma de “ganhar experiências”. Bruno é surdo e, assim como outras pessoas com a deficiência, encontrou na tecnologia de mobilidade desses aplicativos a oportunidade de adquirir renda, além do reforço da sua inclusão na sociedade.

Bruno Pedrosa é surdo e trabalha com a Uber há 2 anos e com a 99 há 7 meses

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, o número de Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas para condutores com deficiência auditiva aumentou 36% nos últimos anos. De 2013 até agosto de 2019, por exemplo, foram emitidas mais de 71 mil carteiras para motoristas surdos ou que usam prótese auditiva. Esses números refletem nos dados dos aplicativos que prestam esse tipo de serviço.

A Uber, empresa que chegou ao Brasil em 2014, contabilizou o aumento de 221% no número de parceiros cadastrados na plataforma que afirmam ter deficiência auditiva, entre 2018 e 2019. E a 99, fundada em 2012 por brasileiros, identificou o Recife como à capital com maior percentual de motoristas com a deficiência cadastrados em seu aplicativo.

Para melhorar a adaptação e inclusão, os aplicativos buscaram formas de sinalizar e facilitar a interação entre os motoristas e os usuários. “No Uber, quando aceito a corrida um aviso é enviado para o cliente. Assim ele sabe que tenho deficiência auditiva e, se precisar me informar algo ou saber alguma informação, me manda mensagem e não liga”, explica Bruno. Já no aplicativo 99, segundo Pedro Gomes, gerente regional da plataforma no Nordeste, o motorista surdo pode adquirir kits de identificações personalizadas que estão dentro e fora dos carros, na Casa 99.

"O silêncio não é uma barreira para que a gente se comunique"

Esses aplicativos facilitam a inclusão de pessoas surdas na sociedade, ação celebrada nesta quinta-feira (26) com o Dia Nacional do Surdo. “No momento estou desempregado e decidi entrar no aplicativo porque dirigir é uma das minhas vocações. No trânsito ganhei experiência e responsabilidade, além de bom campo de visão e muita atenção”, explica Bruno.

Dia Nacional dos Surdos

A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Surdo representa a criação da primeira escola de surdos no Brasil. No dia 26 de setembro, comemoram-se as conquistas da Comunidade Surda e a luta pela integração das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Uma dessas conquistas foi a oficialização da Libras como segunda língua nacional e a obrigatoriedade do seu ensino na formação de professores e da presença de um intérprete nos órgãos públicos.