Spotify testa opção para usuários criarem seus próprios podcasts

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 04/09/2019 às 16:17
PixaBay FOTO:

Pode-se dizer que o podcast está na sua era de ouro. Seja falando de política, cultura, economia, culinária ou o que for, o formato conquistou milhares de usuários e está cada vez mais popular. Segundo o Spotify, de abril de 2017 a abril de 2018 o aumento no número médio de ouvintes no mundo inteiro na plataforma foi de 330%. De olho nesse boom e com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, o serviço de streaming colocou o botão ‘Criar Podcast’ em fase de testes e pode disponibilizar a novidade a qualquer momento.

Com ele, qualquer pessoa poderá criar, editar, gravar e publicar um podcast para a plataforma usando apenas o celular. Quem descobriu a novidade foi Jane Manchum Wong, conhecida por antecipar informações de aplicativos ao analisar os seus códigos. A informação foi dada em seu Twitter e ela ainda acrescentou que a mudança começou a ser testada na versão brasileira.

 

Outra novidade que acompanha o botão é o aplicativo Anchor. Comprado pela Spotify, o app é um servidor que permite subir os arquivos de maneira simples e rápida. Será nele onde os arquivos ficarão guardados e aparecerão no Spotify. Além disso, o Anchor ainda permite que o podcast seja distribuído para outras plataformas.

Com uma audiência de 180 milhões de usuários ativos, a novidade pode oferecer aos podcasters a oportunidade de alcançarem uma audiência potencialmente massiva. Já que no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Pesquisa (Ibope), dos 120 milhões de internautas, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio.

 

O Sistema de Comunicação Jornal do Commercio disponibiliza podcast para todos os gostos no site da Rádio Jornal. Lá terão os mais variados temas: Segurança e Cidadania, Vida em Sociedade, Política , Relacionamento e Sexualidade.