Fase regional do Torneio de Robótica da Lego chega ao Recife

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 09/08/2019 às 14:43

O Torneio First Lego League chega ao Recife com o objetivo de atrair o interesse dos estudantes de 9 a 16 anos para a robótica, área que traz inovação em diversos setores. A etapa regional do campeonato acontecerá na unidade Sesi, em Paulista, no Grande Recife, com datas a definir e inscrições abertas a partir do dia 1º de setembro.  Com o tema “City Shaper”, os estudantes terão que buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento das cidades.

Na competição, as equipes poderão ser compostas por alunos de escolas públicas ou particulares, grupos de amigos ou times de garagem. A única ressalva é que elas deverão ter entre dois e 10 participantes, além de dois treinadores. Para a etapa regional pernambucana, há 40 vagas e a taxa de inscrição custará R$ 100.

As melhores equipes desta fase serão classificadas para o torneio nacional. Para isso, os estudantes de 80 países serão desafiados a pesquisar soluções que otimizem questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais, entre outras situações. Os competidores também precisarão construir e programar robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm (linha voltada para educação tecnológica) para cumprir diversas missões.

Além das soluções, é preciso trabalhar em sintonia e mostrar capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. Para a superintendente do Sesi-PE, Cláudia Cartaxo, a robótica pedagógica desperta o protagonismo infantil e permite os alunos participarem ativamente da construção da aprendizagem.

“Desde 2006, o Sesi adota a robótica educacional em sala de aula por proporcionar um aprendizado multidisciplinar, facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, enaltecer o trabalho em equipe e formar cidadãos com competências essenciais para o futuro”, assegura. Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais.